Como sentar sem prejudicar a coluna

0
646

Boa parte das pessoas passa parte dos seus dias sentada, por conta do trabalho e acabam tendo fortes dores na coluna, no final do dia. Os problemas de coluna costumam ter motivos peculiares, isso vai de pessoa para pessoa, mas boa parte desses problemas vem da má postura.

Mas é possível amenizar ou evitar que problemas na coluna aconteçam, procurando manter uma postura corporal correta. Quer saber como?

Confira 5 dicas para manter a boa postura, inclusive ao sentar:

--- continua depois da publicidade ---

1 – Não trabalhe com o tronco inclinado

Na hora de encostar as costas em sua cadeira, não incline o tronco para frente, evite ao máximo, isso deixará a sua coluna bem debilitada no final do dia.

2 – Durma sempre de lado

Outra coisa muito importante para manter a coluna livre de problemas é dormir de lado, com um travesseiro na altura do pescoço para não forçá-lo, e se possível colocar um travesseiro entre as pernas para adequar o seu quadril, isso evitará você mexer demais a coluna.

3 – Não apoie o peso do corpo em um pé só

Outra coisa que pode sobrecarregar bastante a coluna é apoiar o peso do corpo em um dos dois pés, bem como encostar na parede totalmente encurvado. São atitudes que por mais que não pareçam podem fazer toda diferença lá na frente, portanto para evitar qualquer situação do tipo, apoie sempre o corpo nos dois pés, e se possível fique ereto.

4 – Faça alongamentos e exercícios físicos

O alongamento vinculado aos exercícios físicos, como a yoga, por exemplo, são ótimos para a coluna, por que é na atividade física que se exercita de uma forma mais fácil a postura ereta, logo isso passará a ser um costume para você, além de ser saudável para o corpo, de uma maneira geral.

5 – Não fique o tempo todo sentado no trabalho

Ninguém consegue ficar sentado da forma correta o tempo todo, ainda mais no trabalho em torno de oito horas por dia, então além de manter as pernas e as mãos relaxadas de vez em quando, saia para dar uma volta, nem que seja para beber uma água e voltar a fazer suas tarefas. Aliá, é importante dar uma espairecida para continuar mantendo um bom desempenho, não só para a musculatura do corpo.

Como sentar da maneira correta

Para sentar da forma correta, você deve:

  • Manter as costas sempre eretas no encosto da cadeira
  • Aproximar a mesa da cadeira
  • Posicionar os ombros para trás
  • Apoiar os antebraços na mesa
  • Sempre que possível deixar os braços mais relaxados
  • Evitar sentar de pernas cruzadas, pois isso prende a circulação sanguínea

Olhando essa listinha aí parece complicado, não é? Pode parecer muita coisa, mas na medida em que você for fazendo isso todos os dias, parecerá algo natural de ser feito, é uma questão de costume que deve ser consertada para o bem da sua coluna.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.