Chás para dormir bem

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Antes de falarmos sobre os chás que nos ajudam a dormir bem, é necessário citarmos que, a correria do dia-a-dia, o stress, a agenda lotada, compromissos familiares, além dos corporativos, fazem da hora do sono um verdadeiro tormento na vida de algumas pessoas. Infelizmente, nem sempre é possível nos desligarmos das situações e desafios deparados durante o dia, imediatamente, ao colocarmos a cabeça no travesseiro. É comum perdermos horas, ocupando nossa mente com o que nos envolvemos durante o dia. Certamente você que ler este texto agora, sabe do que estou falando. 

Apesar de não ser fácil, o ideal é que estabeleçamos um horário fixo para o sono, obedecendo à quantidade necessária ao nosso organismo, que varia de uma pessoa para outra. Uns precisam de oito, nove, dez horas, enquanto outros se sentem satisfeitos dormindo quatro, cinco horas por dia. E em função da irregularidade do sono, as pessoas vêm cada vez mais recorrendo a remédios e em casos mais brandos, aos chás que ajudam a dormir bem.

Quanto aos chás de ervas medicinais, não há muitas preocupações, visto que a maioria das ervas contém substâncias que acalmam o organismo e ajudam realmente no descanso.

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Vamos a alguns destes chás que ajudam a dormir bem

  • Chá de maracujá há muito se conhece o maracujá como calmante e sonífero natural
  • Chá de mulungu as folhas do mulungu têm propriedades calmantes e muitas pessoas as usam em chás para dormir bem
  • Chá de capim-limão, também chamado de capim-santo, age no organismo como calmante e proporcionando um bom sono
  • Chá de erva cidreira alivia o estresse acalmando o organismo e proporcionando um sono recompensador
  • Chá de camomila a camomila tem efeito sedativo e é bastante solicitada quando se tem dificuldades para dormir
  • Chá de tília além de calmante, a tília tem propriedades antidepressivas, adstringentes, e revigorantes, e consequentemente, favoráveis a uma boa noite de sono
  • Chá de valeriano contém substâncias sedativas e deve ser usado moderadamente

Vimos algumas das diversas ervas que, nossos antecessores nos ensinaram que ajudam a dormir bem. Embora sejam conclusões tiradas das experiências populares, a medicina já comprovou a eficácia de diversas ervas através dos estudos das suas substâncias.

Alguns hábitos saudáveis também são indispensáveis, auxiliam, e suas práticas regularmente, eliminam a necessidade do uso de chás quando se tem dificuldades para dormir. A saúde física e mental interfere no sono. Se estivermos bem fisicamente, a tendência é não termos dificuldades para dormir, sendo o inverso, válido. Mentalmente falando, se estivermos atribulados, cheios de pensamentos negativos, sem a capacidade de discernir o que está se passando na nossa vida, certamente não conseguiremos dormir bem.

O recomendado é evitar o sedentarismo e praticar exercícios físicos regularmente, cuidar da saúde financeira, equilibrar a relações com as pessoas que fazem parte das nossas vidas, dormir em local tranquilo, silencioso, com iluminação adequada, não dormir com fome nem com barriga cheia demais, se desligar do trabalho, estudos e tudo que nos  exija o máximo de concentração e preocupação, entre outras práticas saudáveis.

Contra uma boa noite de sono temos, entre tantos outros, a ingestão de bebidas alcoólicas, refrigerantes, alimentos de difícil e lenta digestão, fumar, assistir TV, usar computador, celular e outros dispositivos eletrônicos, redes sociais, próximo à hora de dormir, e o pior, já na cama, antes do sono.

São apenas algumas dicas que nos ajudam a aproveitar ao máximo a hora de descansarmos para o dia seguinte. Se com todas estas práticas, você não estiver dormindo bem, os chás para dormir bem podem facilitar este objetivo.

Se com todas estas medidas naturais você ainda estiver com problemas relacionados ao sono, recomendamos que procure um médico da sua confiança, que tentará descobrir qual o seu problema, consequentemente lhe submeterá ao tratamento adequado.

Alertamos que, o uso de medicamentos sem a devida prescrição médica é muito perigoso, e sugerimos que não tente nada além destes chás que ajudam a dormir bem, quando o assunto for a dificuldade para dormir.

Tenha uma vida saudável, sorria, pratique exercícios físicos, seja gentil com as pessoas em casa no trabalho, na rua e repartições públicas, seja feliz durante o dia, e bom sono e bons sonhos durante a noite. Isso é muito importante. 

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.