Causas, tratamento e como evitar câimbras

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A dor de uma câimbra é tão forte que ficamos estáticos por um momento e depois tentamos alongar o músculo dolorido. A câimbra é um movimento involuntário e doloroso das contrações dos músculos. As câimbras musculares, frequentemente se dão nos seguintes lugares: parte posterior da parte inferior da perna; parte posterior da coxa; parte frontal da coxa; nos pés; e mãos.

Causas das câimbras

As principais causas dessas contrações involuntárias se dão por motivos diversos: ao realizar atividades físicas sem ter ingerido líquidos; quando um músculo é lesionado ou sobrecarregado; quando se tem níveis baixos de minerais no corpo; pode ocorrer durante a prática de algum esporte, como a natação, tênis, futebol, entre outros.

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A câimbra também pode estar conectada aos seguintes quadros: alcoolismo; gravidez; insuficiência renal; hipotireoidismo; problemas metabólicos; e na ingestão de alguns medicamentos (como efeito colateral).

Como evitar câimbras?

Para evitar a câimbra muscular na atividade física, beba bastante líquidos antes, durante e depois do exercício. Além disso, coma bananas e alimentos que contêm potássio. Alongar-se diariamente (manhã, tarde e à noite) também previne os espasmos musculares. Tente não usar muito salto, ou ficar sentada ou de pé por muito tempo. Quando estiver sentada, mexa os pés e os tornozelos, movimente-os. O grande segredo é não deixar os pés em uma posição por muito tempo, justamente para a circulação sanguínea estiver sempre em movimento.

O que fazer quando sentir câimbras?

Caso a câimbra apareça mesmo assim, o primeiro passo é parar o que você estiver fazendo e alongar o músculo imediatamente, massageando-o. A dor pode ser excruciante, mas quando você começar a massagear verificará que o músculo ficará menos dolorido e retraído. Se a dor persistir, faça uma compressa de água gelada. Caminhar também ajuda aliviar a dor e dormir de meias diminui os espasmos musculares. Se a dor persistir mesmo assim, anti-inflamatórios não-esteroides podem auxiliar na redução da dor.

É caso de procurar um médico quando a câimbra perdurar por muito tempo; senão desaparecerem depois de um alongamento no músculo dolorido; e se forem muito frequentes ou diárias. Entretanto, se você perceber inchaço, sensibilidade ou alguma sensação estranha, procure um médico imediatamente, pois, às vezes, em vez de câimbras musculares, você pode estar com trombose ou coágulo sanguíneo. Muitas pessoas pesquisam no google “como melhorar a câimbra” ou algo do tipo. Geralmente, a câimbra tende a melhorar com uma alimentação saudável, entretanto, é preciso verificar se a dor não pode ser indício de outra inflamação ou contusão que você nem sabe que tem. Por isso, consulte-se com um médico se a dor persistir.

A câimbra é uma dor que quando não cuidada, pode ser sentida continuamente e constantemente. Cuide de você e preserve seu corpo. Beba líquidos, suco de laranja, coma bananas, alongue-se, exercite-se. O importante é se mexer e não ficar parado. A câimbra pode acabar com um bom humor ou com aquela braçada na natação. Previna-se da câimbra e tenha dias melhores. Aprenda seus limites e conheça seu corpo como um todo, afinal é você o responsável por ele, apenas você.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.