Causas, sintomas, consequências e tratamento da anorexia

0
569

O distúrbio anoréxico, também chamado de anorexia, é um distúrbio alimentar que faz com que a pessoa fique fissurada com seu peso, a ponto de não ingerir alimentos. Diferentemente da bulimia, a anorexia tem um vínculo maior com o psicológico da pessoa, já que ela se olha no espelho e se vê obesa, mesmo estando extremamente em carne e osso. A anoréxica não come, toma remédios que fazem perder o apetite (e contraindicados), realizam exercícios físicos e abusam de dietas não recomendadas.

Causas da anorexia

As consequências para quem sofre desse distúrbio podem ser fatais e pode levar ao suicídio, visto que seu corpo perde nutrientes e há um desequilíbrio entre seus componentes sanguíneos. As causas da anorexia são muito relativas, afinal, a sociedade, cultura, meio social e família estão inclusos como fatores de risco, porque influenciam muito o modo como a pessoa conduz a vida, entretanto, a mente da anoréxica pode ajudar nesse processo, já que suas opiniões podem ser influenciadas e também sua cabeça pode estar distorcida com o mundo. Dificuldades de alimentar na infância e crises de ansiedade estão relacionadas também.

--- continua depois da publicidade ---

A maioria das vítimas é adolescente e mulheres. O motivo de levar elas quererem emagrecer com tanto vigor a qualquer custo pode estar relacionado, principalmente, em seguir os padrões de beleza que a sociedade impõe, como as modelos magras e altas. Assim, o objetivo delas é ser reconhecidas por sua beleza, mas o preço é tão caro que chega a ser cego.

Com a mídia ainda valorizando um tipo de biotipo, considerado padrão e perfeito, as mulheres se tornam alvos perfeitos, onde podem ser vítimas de bullying e comentários ofensivos. Às vezes, para elas está tudo bem e muitas delas, conseguem, estando anoréxicas, ter uma autoestima elevada porque tendem a pensar que estão lindas e maravilhosas.

Sintomas da anorexia

O tipo de emagrecer que elas procuram é totalmente “insaudável”, afinal, seu corpo fica à mercê da sua vontade, tornando-se frágil e incapaz de realizar funções básicas. Os principais sintomas de uma pessoa anoréxica são muito perceptíveis, como ser complexada com seu peso; não ter menstruado por quatro ciclos; cortar sua comida em minúsculos pedaços e espalha-los pelo prato; praticar muito exercício físico; ingerir medicamentos para perda de apetite, diuréticos e laxantes. Além desses sintomas há também a depressão, braços e pernas muito finos, irritação, pensamento confuso e lento.

Consequências da anorexia

As consequências são muito doloridas, afinal, a anoréxica pode ficar anêmica, desnutrida, infértil, ter convulsões e há ainda redução dos glóbulos brancos.

Tratamento da anorexia

O tratamento pode ser muito difícil quando o corpo chega a algum estado crítico. Mas, antidepressivos e uma dieta controlada pode salvar a anoréxica. Uma equipe de psicólogos, nutricionistas, terapeutas e principalmente a família podem exercer uma função importantíssima na recuperação da paciente. É preciso, sobretudo, apoio para que a anoréxica veja o mundo de forma mais real.

Ser anoréxico não deve ser motivo de orgulho. Há outras formas de emagrecer com saúde. Cuide de você e aceite o seu corpo como ele é. Se for mudar, mude por meios saudáveis e cientificamente recomendados.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.