Benefícios do pilates

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Sabia que a prática de pilates ajuda no emagrecimento? Pois é, entretanto, o resultado é efetivo e positivo se o aluno for comprometido e disciplinado. Há quem se engane que o pilates serve apenas para isso. Além de ajudar na perda de peso, faz com que o corpo fique mais flexível, mais alinhado e mais definido. A essência do pilates é a respiração, então vá com calma. Nada de ser apressado.

Aliás, atualmente está acontecendo um surto de aulas de pilates. Os estúdios estão tendo muitas matrículas e mais professores estão sendo contratados para atender a demanda. O pilates é um exercício diferente da ioga e da musculação, ou de qualquer outra prática esportiva, e que vale a pena realizar, uma vez que trabalha principalmente a concentração, postura e a respiração. Com isso, auxilia no fortalecimento dos músculos e da saúde mental, já que a respiração deve estar controlada para que o exercício surta efeito no corpo. Até mesmo se você quiser relaxar, uma aula de pilates pode te proporcionar isso, porque você vai poder se esticar e fazer exercícios para trabalhar o corpo inteiro.

Porque não dar uma chance para essa prática que vem conquistando ainda mais adeptos, por ser um exercício calmo e intenso ao mesmo tempo? O pilates faz bem à saúde!

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Como é uma aula de pilates

Os exercícios praticados nas aulas de pilates são tranquilos e em um ritmo calmo, para que nem sua temperatura, nem seus batimentos cardíacos aumentam. O princípio disso é que evita o estresse ou a pressão para terminar o exercício.

Sua respiração e mente têm de estar alinhados para que ocorra uma efetivação em sua postura e equilíbrio emocional. Um dos aspectos positivos observados no pilates é que o aluno sai da aula motivado e descansado, fazendo com que suas tarefas diárias sejam mais fáceis de serem cumpridas. Aliás, uma aula de pilates dura em torno de 40 a 45 minutos. Podem ficar de dois a três alunos por sessão com um professor capacitado para que eles consigam revezar os aparelhos e fazer uma aula eficiente.

Como intensificar a perda de peso com pilates?

Fique sabendo que o emagrecimento ao praticar pilates não vem em curto prazo. Aliás, para uma melhor perda de peso, tente aliar o pilates com algum exercício físico de maior gasto energético e perda de calorias, como a natação ou uma corrida. Além da possibilidade de perda de peso, a prática de pilates contribui para um melhor condicionamento físico e mental, e fornece outras consequências positivas.

Benefícios do pilates para o corpo

  • Alívio das tensões, estresse e dores crônicas;
  • Correção postural;
  • Melhora da coordenação motora;
  • Melhor mobilidade das articulações;
  • Estimulo ao sistema circulatório e oxigenação do sangue;
  • Facilita a drenagem linfática e a eliminação das toxinas;
  • Fortalecimento dos órgãos internos; e
  • Aumento da concentração.

A prática de pilates ajuda o seu organismo tanto no seu interior quando em seu exterior. Tente algum dia e faça da prática sua rotina. Sua saúde agradecerá!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.