Benefícios do ovo

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O ovo é um dos alimentos ricos em proteína, cerca de seis gramas, e vitamina D, a qual protege nossos ossos da falta de nutrientes e de ausência de sol. Além de fortalecer nosso organismo, o ovo também é usado por atletas para ganho de massa muscular e manutenção dos músculos, devido às propriedades contidas nesse alimento. Para cada local de nosso corpo, o ovo atua com seus nutrientes e você vai saber agora os benefícios que esse alimento nos proporciona!

Confira os benefícios do ovo em nosso organismo.

Nossa visão

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Geralmente, quando nos envelhecemos, os nossos olhos tendem a desenvolver cataratas por conta de uma membrana ocular que cresce e atrapalha nossa visão. Pesquisas já foram realizadas e os resultados são promissores: indivíduos que consomem ovos todos os dias tem menos probabilidade de desenvolver patologias nos globos oculares, inclusive catarata e degeneração ocular. Tudo isso porque o ovo contém carotenoides, responsáveis pela liberação do nutriente luteína e zeaxantina.

Nosso coração

Já quando se diz respeito às doenças cardiovasculares (é comum as pessoas pensarem que o ovo é calórico e promove a pressão arterial), nenhum estudo comprovou a afirmação de que ovo faz mal para saúde do coração. Muito pelo contrário, de acordo com um estudo da Harvard School of Public Health, a ingestão de ovos pode ajudar a prevenir coágulos, derrames e ataques do coração. Aquele mito que o ovo também promove o aumento no nível de colesterol também está errado, já que foi comprovado que o ovo não afeta o grau de gordura saturada da pessoa e sim, pode até melhorar.

Existe uma propriedade no ovo que se chama colina e ela é muito importante para a regulagem dos nossos sistemas nervoso, cardiovascular e os nossos neurônios. Logo, ela regula os transmissores para evitar possíveis derrames, por exemplo.

Beleza física

Até agora você reparou que o ovo atua em muitos pontos de nosso organismo, mas ao falar da beleza física, é necessário ressaltar que se você adicionar ovos em suas refeições você verá um resultado significativo na saúde de seus cabelos e suas unhas, pois o alimento contém uma porcentagem de enxofre e complexo de vitamina B, responsáveis também pelo crescimento capilar. Além disso, pesquisas também indicam que a probabilidade de a mulher desenvolver câncer de mama cai drasticamente ao consumir cerca de meia dúzia de ovos por semana.

Saciedade

Você sabia que o ovo pode ajudar a perder peso? O ovo tem aminoácidos e certas vitaminas que promovem a saciedade no organismo, por isso que algumas pessoas preferem comer ovos pela manhã para atrasar a sensação de fome ao longo do dia. Mas, atenção: se você quer esses resultados, é preciso consumir o ovo de outra a forma além de frito, para que os nutrientes entram por completo no organismo. Você também pode experimentar comer um ovo no final de tarde para lhe saciar e diminuir a ingestão de calorias no jantar, porque o ovo também deixa mais lenta a digestão.

Que tal incluir mais ovos em sua dieta?

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.