Benefícios do mel para a saúde

0
26

O mel de abelha é um alimento muito querido pelos brasileiros e não é apenas pelo seu sabor inconfundível. O site Manual de Saúde aborda neste artigo as qualidades nutricionais do mel, seus benefícios para a saúde e as diversas formas de aproveitar este produto natural, saudável e muito saboroso.

O que encontramos no mel?

Os benefícios do mel para a saúde se explicam diante da quantidade substâncias presentes em sua composição. O mel é uma fonte de cálcio, magnésio, potássio e fósforo. Nele também podemos extrair sódio, ferro, proteína, água, frutose, glicose, maltose, carboidratos, sacarose e gordura. O mel também é rico em vitamina A, B1, B2, B12, C, D e E.

--- continua depois da publicidade ---

Benefícios do mel

O mel é um dos produtos mais recomendados para o tratamento de problemas de saúde via meios naturais. Desde pequenos entendemos o quanto uma colher de mel pode ajudar quando estamos sofrendo os sintomas da gripe.

O mel é eficaz no combate à tosse, bem como à infecção na garganta, devido às suas propriedades antimicrobianas. As substâncias antioxidantes que encontramos no mel também ajudam a combater o câncer.  A glicose, que como vimos acima, é encontrada no mel, faz deste alimento uma fonte imediata de energia. Amanheceu indisposto, tome uma colher de mel e com certeza você vai começar a se sentir bem melhor.

Uma das vantagens do mel é poder ser misturado a outros produtos para atacar diversos problemas de saúde. O mel misturado com própolis forma um composto infalível contra o resfriado bem como contra a amigdalite e a faringite. A má digestão pode ser solucionada com mel e canela. O tradicional mel com limão reforça o sistema imunológico nos deixando menos vulneráveis a agentes invasores que causam mal à saúde. Com agrião, o mel proporciona uma melhor circulação sanguínea. Para os cabelos, podemos preparar diversas máscaras com o mel e outros ingredientes, como ovo, limão e azeite, que deixam os fios fortes e brilhantes.

O mel também é bom

  • Contra prisão de ventre
  • Contra problemas cardíacos
  • Contra úlceras
  • Contra inflamações
  • Para um bom sono
  • Para proteger as células de radicais livres
  • Para cicatrizar ferimentos
  • Para emagrecer
  • Para hidratar a pele
  • Para evitar espinhas

Cuidados necessários ao consumir mel

Redobre a atenção ao servir crianças, aliás, não se recomenda dar mel para bebês com menos de três anos, pois se trata de um produto que pode provocar o engasgo. A quantidade ideal de mel a ser ingerida não deve ser elevada. Lembre-se do alto teor de calorias que ele contém, e seu uso indiscriminado, ao invés de promover o emagrecimento, pode até engordar, dentre outras consequências idesejadas.

Ao comprar o mel

Procure comprar diretamente de apicultores e fique atento para não levar mel misturado com água. É muito comum esta prática ilegal por parte de alguns vendedores. Esteja ciente de que quanto mais puro, mais rico em propriedades benéficas o mel estará. Atente-se também às contraindicações. Caso faça uso contínuo de algum medicamento farmacêutico, consulte seu médico a respeito do consumo do mel.

No mais

Procure receitas bacanas que podem ter o mel como ingrediente e desfrute deste poderoso alimento natural.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here