Benefícios do mamão para a saúde

0
24

O mamão é uma das frutas mais tropicais do Brasil. O mamão é constantemente utilizado para fazer sobremesas por ser uma ótima fruta para regular o organismo, principalmente em fatores de trânsito intestinal.

Já foi constatado que o mamão é altamente nutritivo, porque além de ser pouco calórico, tem muita vitamina, tanto C quanto E. Além disso, contém grandes quantidades de cálcio, ferro, potássio e fósforo. Com isso, ele se torna um alimento essencial para o nosso dia a dia, uma vez que é saboroso e rico em antioxidantes, responsáveis em limpar o organismo e eliminar as toxinas e impurezas de dentro de nós.

Benefícios do mamão para a digestão

--- continua depois da publicidade ---

Os benefícios do mamão são muitos. Ao começar pela ajuda no processo de digestão dos alimentos. Você sabia que o mamão é composto por enzimas digestivas (papaína e quimiopapaína), as quais lidam diretamente com os alimentos que são ingeridos, transformando-os em pequenos bolos para que o trânsito intestinal funcione corretamente? Com isso, tanto a prisão de ventre quanto a constipação podem ser prevenidas ao ingerir mamão frequentemente, principalmente depois das refeições. Se o intestino funciona melhor, inflamação e problemas estomacais também serão inibidos.

Benefícios do mamão para a pele

É comum que, conforme os anos vão passando, tanto o colágeno  quanto a elastina tendem a diminuir a sua produção, principalmente se o corpo está em constantes transformações físicas. Assim, as rugas e a falta de brilho costumam aparecer mais rapidamente.

O mamão pode retardar o envelhecimento da pele. Aliás, existe até uma receita em que você pode utilizar o mamão como máscara facial, a fim de reduzir as espinhas, abrir os poros da pele, e melhorar o brilho e a textura facial.

As propriedades do mamão, como a vitamina C e vitamina E, além do beta-carotena, são essenciais para equilibrar a produção de colágeno e estimular o rejuvenescimento da pele.

mamão ajuda a diminuir o colesterol

O mamão, como já dito, proporciona diversos benefícios para o organismo. Um deles é o fator de que ele é composto por muitas fibras, diminuindo o colesterol, no sangue. Logo, os problemas cardíacos podem ser evitados, não só porque o mamão contém muitas fibras, mas porque ele contém ácido fólico, que serve para reduzir os níveis de homocisteína. Essa substância, presente no sangue, quando não está controlada, por causar doenças no coração e até danos em nossos vasos sanguíneos.

O mamão ajuda a controlar a diabetes

Quem sofre de diabetes ou tem pré-disposição, deve se alimentar bem a fim de evitar problemas futuros ou mais graves. Sendo assim, saiba que o mamão é imprescindível para controlar os níveis de açúcar no sangue, porque ele é composto por antioxidantes que não desencadeiam a produção de insulina.

Mamão e a saúde dos cabelos

Você sabia que o mamão é indicado para tratamentos capilares, principalmente se você tiver caspa? Pois é, já existem alguns xampus e cremes hidratantes compostos de extrato de mamão para combater a caspa e de leve, hidratar o cabelo, trazendo mais brilho e suavidade nas mechas.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.