Benefícios do futebol para o corpo

0
94

Futebol é um dos esportes mais famosos do mundo, o grande triunfo dos brasileiros, é um tema que faz muita gente chorar e se emocionar nas partidas. Há quem vá ao estádio para torcer e gritar, dar força ao time e tentar fazer a diferença. Até dizem que é a torcida que move os jogadores, você acredita nisso? Aliás, futebol é um dos esportes que mais movimentam transações bancárias, principalmente no quesito de comprar jogadores e exportá-los para os times do exterior. Não é à toa que muitas pessoas dizem que os jogadores brasileiros são os melhores do mundo, afinal, o mercado é muito competitivo em relação ao futebol.

Você joga futebol? Muitas pessoas gostam de praticar o esporte e muitas crianças, em sua maioria meninos, sonham em ser jogadores de futebol. Além de ser uma atividade física que queima muitas calorias, você acaba ganhando um condicionamento físico muito forte. Por isso que, hoje você irá saber quais são os benefícios do futebol para o corpo.

Fortalecimento dos músculos

--- continua depois da publicidade ---

Talvez esse seja um dos benefícios mais evidentes ao se praticar futebol. Isso porque os membros inferiores são constantemente trabalhados, como se você estivesse fazendo aula de musculação.

O treino é intenso para fortalecer as pernas, panturrilhas e coxas, afinal, você terá que correr com a bola no pé por 45 minutos, mais ou menos. Consequentemente, você estará mais ativo e mais apto para fazer as atividades diárias também.

Condicionamento físico

Como já dito, o condicionamento físico no futebol é um dos mais desenvolvidos, porque consiste em fazer com que o corpo tenha capacidade cardíaca para correr de um lado para o outro por tempo determinado.

Inclusive, o condicionamento físico conseguido no futebol promove menos probabilidade de desenvolvimento de doenças cardíacas, uma vez que melhora a oxigenação do sangue, equilibrando o bombeamento para o coração. Dessa forma, você não fica mais com falta de ar e fortalece o seu sistema imunológico.

Agilidade ao corpo

Uma das principais características que o futebol agrega ao corpo é a agilidade. Se o objetivo é fazer um gol, você precisa correr e ser mais ágil que o outro. Logo, com o tempo e com treinamento intensivo, você acaba melhorando não somente a agilidade como também a coordenação motora (em driblar e mudar a bola de pé), e a flexibilidade, a fim de também prevenir o aparecimento de lesões musculares.

Emagrecimento

E como não podia deixar de faltar, o futebol é uma das atividades físicas que promove o emagrecimento saudável. Dessa forma, o que você precisa ter em mente é que para emagrecer com o futebol, você precisa aliar com uma alimentação rica em nutrientes que favoreçam a perda de peso.

O futebol é uma ótima forma de eliminar os pneuzinhos, inclusive. E engana-se quem pensar que as mulheres não praticam essa atividade física. Muito pelo contrário, há procura.

Você já sabia desses benefícios do futebol para o corpo? Saiba que é um exercício físico (e esporte) muito prazeroso de se fazer (e jogar!). Aproveite, convide seus amigos ou suas amigas, monte um time e vamos ganhar saúde jogando futebol.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.