Benefícios do chuchu para a saúde

0
236

Chuchu tem bom (gosto) sim!

Quantas vezes você já ouviu – mas chuchu não tem graça, não tem gosto nenhum!? Diversas, não é mesmo? No entanto, os nutrientes contidos no legume são de extrema importância para a saúde.

Na dieta acrescente o chuchu

--- continua depois da publicidade ---

Para quem pretende ou está fazendo uma dieta, o acréscimo do chuchu em suas receitas irá ajudar a manter o peso e ainda favorecer a digestão. Inove nas saladas, o chuchu, além de conter nutrientes necessários à sua dieta, contém uma quantidade significativa de água que permite a adição em sua dieta combinando sua presença em várias receitas.

A unidade do chuchu pode conter quase 4 gramas de fibras, o que é mais que 10% da porção diária recomendada.

Principais benefícios do chuchu para a saúde

Além de ser um fruto rico em vitaminas como A, C e B (que inclui o folato, roboflavina, piridoxina e tiamina), o chuchu também é rico em antioxidantes que combatem os radicais livres.

O chuchu é muito consumido por pessoas que desejam repor minerais, como zinco, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, entre outros.

A fim de reduzir os níveis de açúcar no sangue, use e abuse do chuchu, pois ele controla o açúcar no sangue por possuir fibras dietéticas.

Sim, o chuchu também previne doenças cardiovasculares, pois é rico em vitamina de complexo B, fonte de folato, que age no acúmulo de homocisteína, aminoácido que pode causar prejuízos se o organismo tiver excesso dele. A prevenção de hipertensão também é um dos benefícios do fruto, sem contar nos acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e derrames. A pressão arterial também recebe benefícios do chuchu já que nele está contido o potássio.

Chuchu no combate a doenças

Colesterol

O chuchu pode ser incorporado no seu cardápio, seja em saladas, seja combinado com carnes. Além de favorecer a dieta, ele é muito consumido por aqueles que querem combater o colesterol já que possui baixíssimo percentual de gorduras saturadas.

Intestino preso

Sem contar que suas fibras auxiliam no equilíbrio do sistema digestório e impede que o intestino trave, evitando a constipação e reduzindo o inchaço.

Prisão de ventre

O chuchu também é benéfico para evitar prisão de ventre, pois é rico em fibras e aliado a exercícios abdominais auxilia na eliminação de toxinas indesejáveis ao corpo.

Má formação do feto

Para as gestantes, uma boa notícia, o chuchu apresenta ácido fólico, essencial para a boa formação do feto.

Infecção urinária

Seu efeito diurético é apreciado, pois possui grande quantidade de água e potássio, favorecendo a eliminação de toxinas indesejáveis através da urina.

Doenças da tireoide

Nos desequilíbrios da glândula tireoide, como hipotireoidismo e hipertireoidismo, os nutrientes do chuchu auxiliam na manutenção de níveis estáveis de iodo, controlando a produção e absorção dos hormônios. O zinco presente no fruto ajuda a regular a conversão de T4 e T3 e o cobre estimula a ação da glândula.

Câncer

Outro nutriente contido na chuchu e de extrema contribuição para a prevenção de tumores, a vitamina C permite que o corpo se imunize de radicais livres. Uma porção de chuchu equivale a 17% de ingestão diária recomendada da vitamina C.

Dicas de combinações de chuchu em receitas

O chuchu pode ser encontrado em diversas receitas como suflês, picadinhos, empanados e saladas. Por ser versátil, as principais receitas que fazem o maior sucesso são os gratinados e caldos.

Curiosidade

O chuchu recebe o nome científico de Sechium edule é considerado um fruto, assim como o tomate, pois apresenta sementes em seu interior, apesar de poder ser plantado em horta caseira e ser cultivado como uma hortaliça.

Receita saborosa com chuchu

Suflê de chuchu

Rende: duas unidades

Tempo médio de preparo: 40 minutos

Ingredientes

  • 100 gramas de chuchu
  • 3 gemas de ovo
  • 3 claras de ovo
  • 100 gramas de queijo ralado
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 xícara e meia de chá de leite semi-desnatado
  • 2 colheres de amido de milho
  • Pimenta-do-reino e sal a gosto
  • 1 tablete de caldo de legumes

Modo de preparo

Acrescente o chuchu, as gemas, o queijo, a manteiga, o leite, o amido, a pimenta, o sal e o caldo de legumes e bata bem no liquidificador.

Feito isso, retire a massa e coloque em um refratário, envolvendo as claras de forma delicada.

Unte uma forma adequada para suflê com a manteiga e coloque no forno já aquecido a 180 graus.

Bom apetite!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.