Benefícios do chá verde

0
31

O chá verde é uma bebida um tanto quanto 8 ou 80. Há pessoas que gostam e há pessoas que não gostam do sabor, justamente por ser amargo. Entretanto, os benefícios do chá verde são inúmeros na saúde do seu organismo e mente por ele conter propriedades importantes para o bom funcionamento do corpo.

O chá verde é originário da China, o qual faz parte de uma grande cultura que bebe diariamente uma xícara desse chá. É recomendável que beba apenas quatro xícaras por dia devido ao excesso de cafeína que pode deixar você ansioso e sem sono algum. Além disso, o chá verde é conhecido por ser um remédio para todas as partes do corpo, porque além de ser anti-inflamatório, também ajuda a eliminar toxinas e gorduras.

Uma das principais características do chá verde é que ele traz saciedade para o organismo, facilitando a vontade de fazer uma dieta ou simplesmente parar de comer guloseimas fora de hora. Assim, ele acelera o metabolismo para retirar do corpo as toxinas e impurezas, liberando-as por meio da transpiração.

--- continua depois da publicidade ---

Por ser uma bebida termogênica, ela faz com que o corpo produza mais energia para absorvê-la, garantindo então, a queima calórica ao realizar essa ação. O chá verde previne que a gordura seja absorvida pelo organismo, reduzindo os níveis de colesterol também.

Benefícios do chá verde para saúde

Algumas pesquisas sugerem que o consumo de chá verde pode diminuir o aparecimento de doenças crônicas e cardiovasculares, inclusive o câncer, por conter catequinas, uma propriedade de ação antioxidante que combate os radicais livres e atua fervorosamente no antienvelhecimento da pele, ajudando na produção de colágeno e da elasticidade, evitando o aparecimento de rugas e fortalecendo a pele contra os raios ultravioletas.

Já outras pesquisas indicam que o chá verde também pode prevenir a intensidade de doenças mentais, como Alzheimer e Parkinson, porque há certas propriedades no chá verde que protegem os neurotransmissores do cérebro, evitando a demência por completo ao fortalecer a nossa cognição. Além disso, o chá verde já foi indicado para pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares, pois a bebida é rica em flavanoides, os quais atuam na circulação sanguínea, relaxando os vasos sanguíneos, impedindo, assim, a coagulação sanguínea. Inclusive para quem tem diabetes, o chá verde é responsável pela produção de insulina e a regulagem do nível de glicose.

O que é bastante recomendado é misturar o chá verde com outras frutas, que sejam cítricas, a fim de diminuir o estresse provocado por um dia caótico e melhorar o humor depois de uma briga ou discussão, afinal, são liberados mais intensamente no organismo dopamina e seratonina, responsáveis pela sensação de bem-estar.

Sendo assim, está na hora de você incluir o chá verde no seu dia a dia para garantir uma vida mais saudável e mais longa, a fim de aproveitar todos os dias com uma saúde de ferro.

Experimente o chá verde e vá se acostumando com a ingestão diária, afinal, os benefícios são muitos como você já pôde ter lido.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.