Benefícios do café para a saúde

0
18

O café pode promover muitos benefícios ao nosso organismo, começando pela disposição e energia que a cafeína presente nele nos proporciona. Começar um dia tomando uma xícara de café nos deixa mais alertados e mais espertos, prontos para encarar o dia. É interessante notar o quanto as pessoas podem vir a se acostumar com o café a ponto de não sentirem mais essa hiperatividade, porque o corpo já se acostumou e não influencia mais no sono. Entretanto, se você quer começar a tomar café agora, evite tomar durante a noite porque você pode desenvolver quadros de insônia.

Valores nutricionais do café

Você sabia que uma xícara de café, puro, obviamente, não apresenta nenhuma caloria? Logo, ele é um grande estimulante para perder peso, deu para reparar? O malefício do café para a nossa saúde é quando a gente extrapola e coloca “quilos e mais quilos” de açúcar em um copinho pequeno. Assim, o açúcar no sangue sobre muito! O café também é uma riquíssima fonte de antioxidante, sendo muito bom para a sua pele, uma vez que combate contra os radicais livres prejudiciais. E mais: você sabia que no café contém 95% de cafeína? Isso mesmo! Logo, mais energético é impossível.

--- continua depois da publicidade ---

Café: ótimo para diabéticos

Por essa você não esperava! O café é ótimo para quem sofre de diabetes, principalmente se você tomáa-lo puro, sem adoçante. Isso porque o café tem em sua composição o ácido clorogênico e a trigonelina alcaloide, ambos responsáveis em reduzir o índice de glicose e insulina no sangue. Assim, é possível controlar a diabetes ao tomar xícaras de café por dia.

Prevenindo o câncer tomando café

O mesmo ácido clorogênico que auxilia contar a diabetes também é importante para a prevenção do câncer. Quando o outro composto de ácido caféico e fitoestrogênios são absorvidos pelo organismo, auxilia na prevenção do câncer de mama. Não o bastante, o café também tem propriedades que inibem o desenvolvimento de câncer no esôfago, na próstata, no fígado e muito mais.

Então, porque não incluir uma pequena xícara de café todos os dias no seu café da manhã ou lanche da tarde?

Memória 10! Tome café

O café tem propriedades que conseguem inibir o neurotransmissor adenosina, principal inimigo para o nosso cérebro, principalmente para os idosos, uma vez que ele é o gatilho para o desenvolvimento da demência, Mal de Alzheimer e o Mal de Parkinson. Com esse neurotransmissor bloqueado, outros neurotransmissores, como a dopamina, são liberados e estimulados mais ativamente. Inclusive, a dopamina controla o humor e alivia os sintomas do estresse.

Cafeína

Como o café é composto de 95% de cafeína, já foi comprovada a sua eficácia para quem sofre de dor de cabeça constante, como a enxaqueca, já que a cafeína irá agir nesses neurotransmissores, aliviando a dor e a sensação de cabeça pesada.

Dentre tantos outros benefícios do café para a saúde estão: o auxílio no trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre, e a melhora na saúde dos dentes, por conta do tanino, presente na bebida.

Em todos os casos, o café é uma ótima bebida para a saúde, aproveite!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.