Benefícios do amendoim

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O amendoim é ótimo para esconder a fome, na hora que ela aperta, além de ir muito bem como aperitivo na mesa do bar, não é verdade?

O fato é que se ele é assado ou frito, doce ou salgado, todo mundo adora, difícil encontrar quem não goste, e a melhor notícia para os apreciadores do amendoim é que ele pode ser muito benéfico para saúde! Vamos saber alguns dos motivos?

Confira 4 coisas que você deveria saber sobre o amendoim!

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Benefícios do amendoim

É claro, existem vários outros benefícios do amendoim, mas entre eles, você deveria saber que:

1 – O amendoim faz bem para o coração

Segundo uma pesquisa cientifica, publicada na revista americana de medicina “JAMA”, o amendoim faz bem para o coração e evita doenças cardiovasculares, diminuindo a causa mortis entre 17% a 21% de doenças relacionadas ao coração.

A pesquisa foi feita com base em voluntários nos Estados Unidos e na China, e resultou que o amendoim pode diminuir problemas relacionados ao coração para ambas etnias e gêneros.

Isso acontece devido à riqueza de ácidos graxos monoinsaturados encontrados no amendoim que ajudam também a reduzir colesterol alto e gorduras.

2 – O amendoim ajuda a diminuir o estresse

O amendoim pode ajudar a diminuir o estresse diário e ajudar a pessoa a se sentir mais relaxada.

Segundo pesquisadores e nutricionistas, comer amendoim pode prevenir esses tipos de tensões diárias, e até mesmo regular o nosso humor, devido ao triptofano, um aminoácido importante para ajudar a produzir serotonina, um hormônio que auxilia a ter a sensação de bem-estar.

3 – O amendoim ajuda a emagrecer

Apesar do amendoim ser bem calórico e ter gorduras, ele quando é consumido moderadamente pode ajudar a emagrecer, por conter ácidos graxos monoinsaturados, que além de ajudar a manter o colesterol na medida, ajuda a acelerar o metabolismo, além de manter mais a saciedade.

Porém, não é qualquer tipo de amendoim que deve ser consumido todos os dias. Os melhores tipos de amendoim para consumo são o in natura e o torrado, pois mantém nutrientes importantes que o nosso corpo necessita e a quantidade diária a ser consumida é em torno de 30g – que equivale mais ou menos a uma mãozinha fechada.

Já o amendoim japonês, os docinhos, como o pé-de-moleque, amendoim doce, entre outros, não fazem bem para a saúde, contém mais sódio e açucares que outra coisa, dá para comer de vez em quando, mas não todos os dias, certo?

4 – Nem todo amendoim é confiável

O amendoim faz bem para saúde, mas é preciso ter cuidado com algumas marcas industrializadas, devido a uma substância chamada aflatoxina, que pode ser encontrada em alguns tipos de fungos, ocasionando doenças.

Logo, nem todo amendoim que é vendido por aí é confiável, e para ter um pouco mais de segurança na hora de comprar os seus pacotinhos de amendoins, dê uma olhadinha no verso da embalagem e veja se ele possui o selo Fundação Pró-Amendoim, pois é essa organização que acompanha as produções de amendoim por aqui, visando a segurança dele, antes de ser comercializado.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.