Benefícios do alho para a saúde

0
25

Enquanto para muitos o alho é um alimento que traz mau hálito e uma comida mais saborosa, para outros o alho é um condimento essencial para utilizar na cozinha, seja no tempero ou até assando-o.

Você gosta de alho? Para os amantes e para os inimigos, ambos precisam saber de uma coisa: o alho pode trazer inúmeros benefícios para a saúde, vocês sabiam disso? Então, com o objetivo de enriquecer o seu conhecimento e ainda contar as vantagens de se cozinhar com alho, separamos as principais propriedades desse alimento.

Saiba que a principal característica do alho é o seu poder curativo, por isso mesmo que existem remédios caseiros e naturais que têm como ingrediente principal o alho. Além disso, tem efeito anticoagulante e é um antioxidante 100% natural. Sabe o que isso quer dizer? Que o alho ajuda a prevenir doenças cardíacas e cardiovasculares porque equilibra a circulação sanguínea e ainda contém diversos nutrientes ricos em vitaminas e sais minerais, por exemplo.

--- continua depois da publicidade ---

Alho ajuda prevenir o câncer

É bem improvável que você não tenha ouvido falar dos compostos que tem no alho. Afinal, para os leigos, saber das propriedades e compostos dos alimentos não é prioridade. Pois bem. O ajoene é um composto importantíssimo que, além de fortalecer o sistema imunológico, é responsável pela não propagação do câncer de pele e do câncer da próstata. Assim, a sua saúde está bem cuidada.

Além do ajoene, o alho possui alto índice de vitamina C e selênio, os quais, quando atuam juntos podem combater as células cancerígenas provenientes do cólon. Essas duas propriedades inibem o crescimento e retardam o desenvolvimento dessas células, deixando o cólon mais protegido consequentemente.

Tanto o câncer de estômago quanto o câncer de mama podem ser combatidos com a ingestão de alho diária (mas saiba que não adianta se alimentar apenas com alho ou ingerir quantidades excessivas; o simples fato de cozinhar com alho e temperar os alimentos, principalmente as carnes, pode ajudam bastante).

Outros benefícios do alho para a nossa saúde

Os problemas gástricos, vinculados com dores e úlceras estomacais também podem ser aliviados com o alho. Inclusive, não somente as dores, mas a pressão arterial pode ser controlada, reduzindo os riscos de doenças, como já dito anteriormente.

Aliás, falando em corrente sanguínea, os índices de colesterol, tanto o ruim quanto o bom, é diminuído e aumentado, respectivamente, quando consumimos o alho. Um benefício que pouca gente pode não saber sobre o alho é que ele contém um composto chamado alicina, a qual, quando entra no organismo, ajuda o indivíduo a perder peso.

Para as mulheres, o fato do alho combater radicais livres quer dizer que pode ajudar a pele a ter uma aparência mais macia e bem cuidada, já que os radicais livres são responsáveis em acelerar o processo de envelhecimento precoce da pele.

Já que o alho contém vitamina C, ele é um importante ingrediente para combater os resfriados e gripe. Por sinal, o alho tem propriedade anti-viral e anti-bacteriana.

Agora que você já sabe quais são os benefícios do alho, cozinhe mais com ele.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.