Benefícios da uva para a saúde

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Quando se pensa em uva logo vem à mente um bom vinho, mas não é apenas o vinho que previne doenças como a do coração, com o uso moderado de uma taça diária.

As propriedades da uva são benéficas à saúde, pois possuem vitaminas como a C, B, a frutose, a glicose, e ainda contam com propriedades que energizam o organismo.

Considerada uma das frutas mais versáteis, a uva além de saborosa e refrescante também é saudável e previne várias doenças. Conheça seus benefícios e use e abuse dos sucos, geleias, doces, vinhos e mousses.

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Encontramos diversos tipos de uva: as rosadas, as verdes, as vermelhas, as maiores e menores e ainda a uva passa, muito utilizada em festas natalinas.

Principais benefícios da uva

A fruta é rica em vitamina C, vitamina B, vitamina K, vitamina E, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e zinco, além de ser fonte de carboidratos e de fornecer energia.

Em dietas, a uva é utilizada exatamente porque apresenta apenas 70 calorias em seu consumo, além de conferir um fator energizante a quem a consome.

Outros benefícios da uva são:

  • Auxílio na digestão por conter fibras principalmente na casca
  • Alívio nas enxaquecas e dores de cabeça
  • Previne doenças dos rins
  • Fortalece o sistema imunológico
  • Tem ação antimicrobiana, aumentando a defesa do organismo
  • Tem efeito antioxidante e ação anti-inflamatória
  • Inibidora de micróbios
  • Previne o câncer
  • Proporciona um melhor funcionamento das defesas imunológicas
  • Aumenta a produção de Ferro no organismo
  • Protege contra o envelhecimento das células
  • Controla a vasodilatação das artérias

Como escolher a melhor uva?

As uvas estão presentes o ano todo, mas é no verão, entre os meses de janeiro e março, que elas se encontram mais adocicadas, mais maduras e com menor valor no mercado.

A coloração da uva é o principal indicativo de que elas realmente estão adequadas ao paladar, pois geralmente elas podem se encontrar ácidas e não serem saborosas como as que possuem uma pigmentação mais atrativa aos olhos.

E a casca e as sementes das uvas, são boas para que?

A melhor maneira de se consumir a fruta é in natura, pois desta maneira ela se apresenta com mais nutrientes e quantidade de polifenois tanto em sua casca quanto nas sementes.

Muitos descartam a casca ou a sementes da uva durante a degustação, mas o correto é usar e abusar deles, já que são ricos em antioxidantes e auxiliam o corpo a descartar ácido úrico, evitando desta maneira a doença concentrada nos rins.

Uva previne doenças

Do coração: Excelente para prevenir doenças do coração, a uva aumenta consideravelmente a quantidade de óxido nítrico contido no sangue, evitando desta maneira que o sangue se coagule, limpando as toxinas contidas nele.

Câncer: principalmente a uva da cor roxa que promovem radicais livres e reduzem a ação de oxidantes.

Cardiovasculares: por conter antocianos, taninos e flavonoides, princípios que são ideais para cuidar de nosso coração e previnem problemas como a arteriosclerose.

Prisão de ventre: as uvas roxas atuam como laxantes, principalmente se consumir suas cascas e sementes.

Do estômago: o suco natural de uvas é ideal para melhorar a digestão.

Infecções: as uvas têm propriedades antivirais e antibacterianas e auxiliam na limpeza de nosso sangue.

Má formação do feto: as uvas roxas possuem ácido fólico, excelente componente que evita a má formação dos fetos nas primeiras semanas da gravidez.

Benefícios da uva verde

A uva verde possui em sua casca uma considerável quantidade de potássio, cálcio, magnésio, minerais e por esse motivo mantêm o bom nível do colesterol e propicia um poder antiviral e antibacteriano ao organismo. Além disso, a uva verde é um excelente laxante natural.

Mas atenção!

Ao consumir a uva, esteja atento à sua higienização. Sempre lave bem e opte por uvas produzidas por quem tem referência no mercado. Segurança alimentar em primeiro lugar.

Receita deliciosa de Mousse de Uva

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de suco concentrado de uva
  • ½ xícara de chá de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite (200 gramas)
  • 1 caixa de gelatina sabor uva
  • ½ xícara de chá de água fervente

Modo de Preparo

Bata no liquidificador o suco de uva, o leite condensado, o creme de leite e a gelatina já dissolvida na água fervente conforme instruções contidas na embalagem.

Despeje em um refratário ou em forminhas individuais.

Leve à geladeira por 4 horas

Rende 5 porções.

Bom apetite!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.