Benefícios da pasta de amendoim

0
33

A pasta de amendoim, conhecida também como manteiga de amendoim, é feita a partir do amendoim seco e torrado. Mesmo sendo um alimento saudável, muitas pessoas ainda evitam consumir o produto por conta de seu alto teor calórico.

No entanto, a pasta de amendoim é um produto que possui diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo e ele pode sim ser utilizado por pessoas que desejam atingir o ganho de massa magra ou simplesmente perder peso.

Sendo extremamente versátil e saborosa, a pasta de amendoim pode ser utilizada com diversos tipos de alimentos e também pode ser incorporada em receitas para criações de molhos deliciosos.

--- continua depois da publicidade ---

Agora que você sabe que a pasta de amendoim é saudável, vamos te mostrar os benefícios do produto para que você possa acrescentá-lo em sua alimentação.

Ajuda no ganho de massa muscular

A pasta de amendoim é um alimento rico em proteínas e gorduras boas, e como sabemos, para que os músculos se desenvolvam é necessário que haja uma boa ingestão de alimentos ricos em proteínas, pois esse nutriente é o principal responsável pela construção muscular.

Além disso, por conter um alto teor calórico, a pasta de amendoim faz com que as necessidades nutricionais de um indivíduo sejam atingidas mais rápido.

Aumenta a sensação de saciedade

Por ser rica em gordura monoinsaturada e proteína, a manteiga de amendoim ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Desta forma, ocorre a redução do apetite e consequentemente passamos a ingerir menos calorias nas próximas refeições, o que ajuda muito a pessoas que querem emagrecer.

Ajuda a prevenir doenças

A pasta de amendoim, por incrível que pareça, ajuda na prevenção de diversas doenças. As gorduras monoinsaturadas do alimento fazem com que haja um estímulo da produção do colesterol bom (HDL) e diminuição do colesterol ruim (LDL), o que ajuda a diminuir o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas.

Além de doenças cardíacas, a manteiga de amendoim ajuda a prevenir a diabetes e diversas doenças crônicas e degenerativas.

Boa fonte de energia

O teor calórico do amendoim faz da pasta uma boa fonte de energia. A pasta de amendoim auxilia na estabilidade do açúcar no sangue, o que previne a hipoglicemia e garante um bom rendimento aos exercícios físicos.

Além disso, as vitaminas do complexo B presentes na pasta melhoram o funcionamento das mitocôndrias, que são células do nosso organismo responsáveis pelo fornecimento de energia.

Bom para os ossos

Por ser rica em magnésio, a manteiga de amendoim ajuda a manter a saúde dos ossos. Esse mineral é extremamente importante para a construção óssea, ajudando assim a manter a densidade dos ossos em boas condições.

Melhora o funcionamento dos músculos

Se você tem problemas com câimbras, dores e cansaço muscular, a pasta de amendoim pode te ajudar nessa. Por ser rica em potássio e magnésio, a pasta auxilia no bom funcionamento dos músculos, atuando na contração e relaxamento muscular.

Fortalece o sistema imunológico

A vitamina B6 encontrada na manteiga de amendoim ajuda a aumentar a imunidade, pois ela atua no organismo fortalecendo o sistema imunológico. Com isso o corpo combate melhor infecções e outras doenças.

Tem propriedades antioxidantes

A manteiga de amendoim atua no nosso organismo com propriedades antioxidantes por conter substâncias como a niacina, folato, piridoxina, ácido pantotênico, tiamina e riboflavina. Além disso, na pasta de amendoim encontramos o resveratrol, que é um dos mais importantes antioxidantes polifenólico.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.