Benefícios da melancia para a saúde

0
63

Magali tem bom gosto!

A melancia é uma fruta saborosa, tem muito líquido, por isso hidrata e por ser a fruta preferida da Magali, personagem criada pelo cartunista Maurício de Souza, tem sido muito consumida pelo público infantil.

Além disso, a melancia é diurética, e por isso auxilia na dieta, pois é composta por 92% de água. Muito refrescante, é preferida nos dias quentes pois para fazer seu suco basta bater no liquidificador e muitas vezes nem precisa acrescentar açúcar.

--- continua depois da publicidade ---

São quase 300 variedades de melancias, as mais populares atingem a casa de 50 variedades. E as mais conhecidas no mercado consumidor são as com semente, sem semente, mini (ou melancia baby), amarela e vermelha.

Origem da melancia

A melancia é originária da África, há cerca de cinco mil anos. No Século X a melancia surgiu na China, país produtor e consumidor da fruta. Já no século XIII a melancia se espalhou pela Europa. Na América do Sul, herança dos escravos, a melancia é a fruta é mais consumida e atinge cerca de 144 mil toneladas ao ano.

Benefícios da melancia para a saúde

Evita câimbras: a melancia contém potássio e vitamina B6, componentes ideais para quem faz atividades físicas ou para pessoas da terceira idade.

Sensação de saciedade: por conter muita água, o consumo da melancia tem sido preferência entre aqueles que desejam emagrecer.

Na digestão: a melancia ajuda a regular o trato digestório, pois contém grande quantidade de fibras.

Pressão arterial: por ser fonte de magnésio e potássio, a fruta impede o endurecimento das paredes das artérias e reduz a pressão sanguínea do corpo.

No combate ao câncer: a fruta é rica em licopeno, vitamina C e betacaroteno e por esse motivo é auxiliar na ação antioxidante, combatendo vários tipos de cânceres.

Doenças do coração: a ingestão do fruto atua nos rins e na parede dos vasos sanguíneos. O componente auxiliador neste processo é a citrulina.

Na gravidez: por conter vitamina C, é uma ótima opção para a boa formação do feto, além de proteger a mamãe durante toda a gravidez.

Para a visão: excelente na prevenção das doenças como a catarata em idosos, pois possui betacaroteno, vitamina C e luteína.

Na diabetes: por conter pouco açúcar, reduz a taxa de insulina e repõe os minerais necessários ao organismo.

Disfunção erétil: combate a disfunção, pois a fruta contém grande quantidade de arginina, que age como um afrodisíaco natural.

Benefícios da casca da melancia

São muitos, entre eles podemos destacar:

  • A casca da melancia é rica em vitaminas A, C, B6 que auxiliam na obtenção de energia, zinco, potássio e magnésio que ajudam a baixar a pressão arterial.
  • É antioxidante e por esse motivo protege o organismo de doenças relacionadas à pele, por exemplo, o licopeno, presente na casca, evita o envelhecimento precoce.
  • Melhora o desempenho sexual, possui um afrodisíaco natural.
  • Auxilia na perda de peso, pois sua casca possui fibras que limpam o organismo e promovem a sensação de saciedade.
  • Também é benéfica na prevenção de infecções já que limpa o sistema urinário por conter água o suficiente para hidratar.

Curiosidades sobre a melancia

92% da melancia é água.

Citrullus ianatus é o nome científico da melancia que é uma planta da família da Cucurbitácea.

Considerada uma erva trepadeira e rastejante em seu cultivo.

O registo da maior melancia consta no Guiness de 1988 e foi cultivada por Bill Carson em 1990, com o peso estimado de 262 quilos.

A melancia deve sempre ser simétrica, não possuir cortes, marcas ou amassados.

A parte inferior da melancia deve ser amarela e quanto mais o for mais madura será.

Receita com melancia

Sorvete de melancia

Rende: 4 porções

Preparo: 15 minutos

Ingredientes

  • 1 melancia média, descascada
  • 2 colheres de açúcar
  • 100ml de água
  • 4 colheres de sopa de xarope de groselha;
  • 3 colheres de sopa de sumo de limão;
  • 2 folhas de hortelã

Modo de fazer:

Dissolva o açúcar e junte as folhas de hortelã. Aqueça por 3 minutos até ferver.

Adicione o sumo de limão e o xarope de groselha, desligue e remova as folhas.

Junte o preparo à melancia e triture. Deixe esfriar em temperatura ambiente e só então leve ao congelador até cristalizar.

Bom apetite!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.