Benefícios da hortelã

0
46

A hortelã pode trazer diversos benefícios ao nosso organismo. Mais conhecida como propriedade da menta, a hortelã é bastante utilizada na decoração de pratos, mas é consumo dela que faz a diferença para o corpo. Para quem não sabe, a hortelã está presente em algumas fórmulas de medicamentos para tratar patologias gástricas e intestinais devido à grande quantidade de vitaminas e nutriente que essa simples, porém complexa, plantinha tem.

Diminuição do estresse, melhora no sistema digestivo, prevenção de doenças respiratórias, ação anti-inflamatória, efeito calmante, restrição de aparecimento de células cancerígenas. Esses são alguns benefícios da hortelã para o organismo. Ao utilizá-la bem, é possível ter uma saúde ainda melhor.

Folha de hortelã e seu chá

--- continua depois da publicidade ---

Para o uso medicinal, como já dito, a hortelã é bastante utilizada, inclusive para picadas de inseto e dores de cabeça e nas juntas. Basta aplicar na área algumas folhas de hortelã amassadas e esperar pela sensação de alívio e frescor, diminuindo o inchaço e a dor. Já para as meninas que sentem muita cólica durante e pré e o período menstrual, beber leite quente misturado com algumas folhinhas pode aliviar a dor.

A hortelã ajuda, principalmente, ao se ter uma criança em casa. Afinal, ela é ótima para eliminar vermes alojados no intestino da criança. Além disso, mães, ao tomar chá de hortelã, podem aumentar a secreção de leite, facilitando a amamentação.

Para crianças e adultos que sentem muitas cólicas, gases e têm probabilidade de ficarem resfriados, o chá de hortelã fortalece o organismo e melhora a digestão, principalmente ao ser bebido logo depois das refeições.

Óleo de hortelã

Misturar folhas de hortelã com azeite, esperando descansar por apenas quatro dias, você terá um óleo poderoso para tratar de certas enfermidades, como gripes e contusões. O processo é simples: basta esfregar o óleo nas áreas, suavemente. Em caso de gripe, massagear o peito e garganta é o ideal.

Aromaterapia

Ao inspirar o aroma da hortelã, no tratamento em aromaterapia, o indivíduo pode eliminar de sua mente todos os pensamentos negativos, purificando a mente e excluindo a sensação de medo e insegurança. A partir da aromaterapia, com hortelã, é possível ficar mais confiante e ser menos egoísta. Lembrando que esse tipo de tratamento não é recomendado para gestantes, uma vez que o efeito colateral pode levar a asfixia do bebê.

Beleza

Como todos sabem a hortelã é refrescante e ela é muito usada em cosméticos para tratar da beleza da pele do rosto, principalmente. A hortelã tem uma propriedade que retarda o envelhecimento da pele, deixando-a com um aspecto jovem e sem rugas. Além disso, por conter uma ação adstringente, a hortelã é ótima para tratamento de espinhas e contra o mau hálito. Inclusive para quem tem pele oleosa, aplicar chá de hortelã no rosto pode ajudar a diminuir a oleosidade e esse tipo de aplicação pode ser feita diariamente após a limpeza da pele, à noite.

Já percebeu o quanto a hortelã pode te ajuda em seu dia a dia e a longo prazo?

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.