Benefícios da goiaba para saúde

0
85

A goiaba é uma das frutas mais consumidas pelos brasileiros. Consistindo em ser um fruto de casca verde, composto por pequenas sementes que podem ser ingeridas, a goiaba pode ser vermelha ou branca por dentro. O sabor é considerado amargo, mas ao mesmo tempo delicioso. A goiaba é um dos ingredientes que podem ajudar na confecção de sobremesas e guloseimas, além de ser um fruto que faz muito bem para a nossa saúde.

É de praxe saber que as frutas trazem benefícios para o nosso organismo, com isso a goiaba entra nesse grupo de seletos que podem deixar o corpo mais forte e saudável.

Falando em sistema imunológico, você sabia que a goiaba tem mais quantidade de vitamina C do que a laranja? Sendo assim, quando der algum resfriado ou gripe, vale mais a pena consumir a goiaba. Com o sistema imune protegido, a probabilidade de você sofrer invasões de agentes patógenos é ainda menor. Além disso, a vitamina C não protege apenas os nossos anticorpos. Ela é responsável em proteger a nossa pele dos raios ultravioletas também.

--- continua depois da publicidade ---

Goiaba é aliada para uma visão melhor

Aliás, se você consumir goiaba no seu dia a dia, é possível inibir o desenvolvimento de problemas relacionados à visão, como a degeneração macular e a catarata, por exemplo. Até mesmo a cegueira noturna pode ser evitada. Isso porque a goiaba é rica em vitamina A, a qual está diretamente ligada ao funcionamento 100% da nossa visão, deixando nossos olhos saudáveis ao proteger a nossa retina.

Goiaba contra problemas estomacais

Tanto a diarreia quanto a disenteria são problemas estomacais e intestinais que deixam qualquer pessoa desconfortável e mal. Essas duas enfermidades podem ser aliviadas e até cortadas através do consumo de goiaba, porque a fruta tem propriedades adstringentes, capazes de eliminar as bactérias e deixar o sistema digestivo funcionando melhor. Além disso, a goiaba possui vitamina C e potássio, responsáveis em regular o trânsito intestinal.

Benefícios da goiaba para o cérebro

As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em grandes quantidades na goiaba. E isso quer dizer que as funções cognitivas do cérebro são sempre fortalecidas e revitalizadas, porque há constantes melhorias nessas funções. Por exemplo, a vitamina B6 mantém os nervos do cérebro ativos, evitando qualquer tipo de degeneração cerebral ou células danosas para o organismo.

Benefícios da goiaba para a pele

Se o seu objetivo foi sempre cuidar da pele, a goiaba pode facilitar e agilizar o rejuvenescimento das células da pele, prevenindo o envelhecimento precoce porque contém caroteno e licopeno. Ambos os nutrientes são responsáveis em inibir o desenvolvimento das rugas e o excesso dos radicais livres na pigmentação facial, vamos assim dizer. Aliás, como a pele deve estar constantemente hidratada, a goiaba é uma excelente fonte de água.

Benefícios da goiaba para a gravidez

É comum que as grávidas tenham que tomar vitaminas extras para não prejudicar o desenvolvimento do feto e uma delas é o ácido fólico, justamente para evitar defeitos no tubo neural do bebê. Saiba que a goiaba tem ácido fólico e a futura mamãe pode consumir a fruta a fim de inibir qualquer dano.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.