Benefícios da cerveja para a saúde

0
34

A cerveja é uma das bebidas mais populares entre os brasileiros, companhia perfeita para as baladas, futebol, festas das mais diversas e até mesmo para aquele almoço ou jantar em família.

Diante da popularidade, o site Manual de Saúde se ocupou de saber e divulgar aos seus leitores os benefícios da cerveja para o nosso corpo, e citaremos adiante dados que lhe darão mais motivos para saborear ainda mais esta deliciosa bebida.

A cerveja é fruto da fermentação de cereais não maltados, embora haja na sua composição outros ingredientes, inclusive o milho; creio que se surpreendera com esta informação. As cervejarias não especificam quais componentes resultam na bebida, mas há outros cerais misturados nas fórmulas.  

--- continua depois da publicidade ---

Detalhes à parte, vamos ao que nos interessa: os benefícios da cerveja. Antes, porém, lembre-se de que não se trata de um incentivo ao consumo exagerado da bebida, pois ela tem níveis altos de álcool, causa embriaguez e desidratação. Além do mais, não abuse desta ou de qualquer outra bebida alcoólica se você faz uso de medicamentos ou é portador de algum problema de saúde. É sempre bom conversar com seu médico sobre o consumo de bebidas etílicas.

Cerveja aumenta os níveis de vitamina

Foi comprovado por pesquisas que consumidores assíduos de cerveja aumentaram os níveis de vitaminas no corpo, principalmente as vitaminas B6 e B12. A produção de ácido fólico também foi provocada nos pesquisados.

Cerveja contém antioxidantes

Os antioxidantes protegem as células do nosso organismo dos radicais livres. Eles são encontrados nos ingredientes que compõem a cerveja e consequentemente nela. Assim, o consumo adequado da cerveja lhe dará uma boa quantidade de antioxidantes, e um melhor controle na quantidade de radicais livres.

Cerveja contra a pressão alta

Um dos grandes problemas de saúde no Brasil é a famosa pressão alta. A cerveja pode ser seu aliado na prevenção desta doença. Cuidado; não significa que ela é remédio para o problema. Se você já é hipertenso não recomendamos fazer uso de bebidas alcoólicas sem consultar seu médico de confiança. Caso não tenha restrições, aquela cervejinha gelada será bem vinda.

Cerveja na prevenção do câncer

Pesquisas indicam que é possível reduzir os agentes cancerígenos temperando a carne com cerveja. Os estudos mostraram a redução do heterocíclicas (HCA), que surgem ao fritarmos a carne. Visto que ela é muito aceita na cozinha, eis mais um motivo para desfrutar desta bebida nas suas receitas.

Cerveja a favor da saúde do cérebro

É pacífico entre os cientistas que o consumo da cerveja pode ajudar o cérebro a manter-se saudável por mais tempo. O Alzheimer, que afeta a memória e diversas funções importantes do cérebro, está na lista de problemas que podem ser evitados quando se consome cerveja constantemente.

Cerveja fortalece ossos

Tenha ossos mais fortes consumindo cerveja moderadamente. O silício, presente na cerveja, ajudar a fortalecer a estrutura óssea do corpo humano, evitando fraturas e desgastes comuns a muita gente com o passar dos anos. Detalhe: não é recomendado que se tome mais de dois copos por dias visando este resultado.

Outros benefícios da cerveja para a saúde

A cerveja é:

  • Boa para os cabelos. Espécie de condicionador natural
  • Boa para o estômago
  • Boa para os rins
  • Proporciona a longevidade
  • Rica em minerais
  • Rica em carboidratos
  • Menos calórica que se pensa
  • Aliada contra a diabete

Diante de tantos benefícios, fique à vontade para saborear aquela cerveja que você prefere e acha melhor. Lembre-se, trata-se de uma bebida alcoólica que, apesar de ter benefícios para a saúde, pode prejudicá-la também. A cerveja causa dependência. Seja senhor, e não escravo dela. Se o consumo lhe causa problemas de saúde ou convívio social e familiar, abandona-a o quanto antes.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.