Benefícios da cebola para a saúde

0
33

Por muitos a cebola é um dos condimentos mais gostosos e saborosos que existem. Para outros, a cebola proporciona muito choro e cheiro ruim. Seja como for, fique sabendo que a cebola pode ser essencial para a manutenção da saúde, isto é, a cebola é um ótimo remédio e traz muitos benefícios para a saúde.

Para começar, fique sabendo que a cebola tem muito pouca caloria. Isso quer dizer que os pratos podem ser cozidos com ela porque não influenciará no sabor e nas calorias consumidas. Já quando se diz respeito aos valores nutricionais da cebola, ela é muito rica em vitaminas, como a vitamina A, B1, B2, B3, C, e minerais, como o cálcio, potássio, sódio e ferro.

Uma curiosidade que você talvez não saiba é que a cebola roxa é ainda mais saudável para o organismo do que a cebola normal. Isto porque ela é rica em antioxidantes capazes de combater os radicais livres e assim, proteger o nosso sistema imune melhor do que a cebola normal.

--- continua depois da publicidade ---

A cebola roxa tem o composto da antocianina, que monitora as funções do organismo de modo geral. Então, compensa ainda mais você preparar os alimentos e coloca-la na salada para ser comida crua, onde você consome os nutrientes em sua total concentração, melhor do que quando frita ou cozida. Enfim, a cebola faz bem para a saúde.

Logo abaixo você encontrará os principais benefícios da cebola para o nosso organismo.

Benefícios da cebola para a saúde

1 – Pele e cabelos: a cebola normal também tem antioxidantes em sua composição, atuando diretamente na eliminação de radicais livres e das impurezas do organismo. Isso quer dizer que a pele tende a ficar mais bonita e saudável e os cabelos podem crescer mais fortes e brilhosos.

2 – Fins medicinais: a cebola é um alimento ideal para tratar de machucados mais leves e até mesmo gripes e resfriados. Por conter muitas vitaminas, inclusive a C, o nosso sistema imunológico fica muito protegido. Inclusive, a cebola pode ser usada para fins anti-inflamatórios, principalmente no que diz respeito às lesões musculares.

3 – Doenças: você sabia que a cebola ajuda a combater diretamente algumas doenças sérias e ditas como complicadas? O mal de Alzheimer, que é ligado ao sistema nervoso, a asma brônquica, do sistema respiratório, e até o câncer no estômago, uma vez que pode ser inibido o crescimento das células que provocam e desenvolvem essa doença. Logo, deu para perceber o quanto a cebola é capaz de agir em nosso organismo, não é mesmo?

4 – Coração: a cebola também ajuda a regular a pressão arterial em nosso sangue, prevenindo e protegendo contra as doenças cardíacas e vasculares. Falando nisso, até mesmo os índices de colesterol ruim são diminuídos e o colesterol bom, o HDL, é aumentado. E se, você come muitos doces e guloseimas e tem níveis altíssimos de triglicérides, fique sabendo que a cebola ajuda a reduzir esse número.

Demos mais motivos para você começar a ingerir a cebola e a preparar os alimentos com esse condimento tão importante para a saúde.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.