Benefícios da biotina para o corpo

0
183

Biotina, ou vitamina H faz parte das vitaminas do complexo B. Além de ajudar as gorduras e hidratos de carbono do corpo a metabolizar, a biotina tem sido associada a uma melhor saúde do cabelo e um ótimo componente para o funcionamento adequado do sistema nervoso.

Confira a seguir quais são os principais benefícios da biotina para o corpo.

1 – Fortalece cabelo e unhas

--- continua depois da publicidade ---

Existe uma forte evidência de que quem tem deficiência de biotina no corpo, pode sofrer com a perda de cabelo. Do mesmo modo, a vitamina pode também ajudar a espessar as cutículas das unhas, impedindo, assim, a quebra.

2 – Melhora a saúde da sua pele

A deficiência de biotina pode levar a uma variedade de problemas da pele, incluindo erupções cutâneas, acne, psoríase, dermatite e coceira global. As vitaminas do complexo B desempenham um papel fundamental na função do sistema nervoso e afetam a função hormonal, o que sugere que os níveis de biotina equilibrados podem, por sua vez, desempenhar um papel significativo na saúde da pele; se a pele não é alimentada a partir de dentro para fora, vai formar toxicidades em todo o sistema nervoso e manifestar-se na superfície da pele. Este é um dos maiores sinais que apontam uma deficiência em biotina ou vitamina B.

3 – Melhora o metabolismo

A biotina desempenha um papel fundamental na função metabólica e funciona como um co-enzima para ajudar a quebrar a comida, incluindo hidratos de carbono, gorduras e proteínas. Essa reação é ainda mais acelerada quando a biotina está emparelhada com picolinato de cromo. Dessa forma, quando sua taxa metabólica de repouso está elevada, a biotina queima mais rápido o alimento, levando ao emagrecimento, também. Uma boa notícia é que a biotina é amplamente disponível e pode ser encontrada em muitos alimentos tais como ovos cozidos, gemas de ovos, soja, nozes, grãos integrais, feijões e leguminosas.

4 – Baixa o colesterol

A biotina desempenha um papel na redução do colesterol. Uma pesquisa preliminar mostrou que a biotina pode ajudar a reduzir o LDL (mau colesterol), que, quando muito alto, pode levar a doenças cardíacas e derrames.

Tem sido demonstrado que o ovo cru pode inibir a absorção de biotina, por isso, se você está comendo ovos crus, cuidado porque ele pode reduzir a quantidade de biotina que você está metabolizando.

5 – Regula o açúcar no sangue

O emparelhamento de biotina com cromo tem sido resultado para pesquisas referentes aos níveis mais baixos de glicose. Isso quer dizer que a biotina pode ser ótima para o controle de diabetes, por exemplo. Inclusive, a biotina pode melhorar o controle glicêmico em excesso de peso para indivíduos obesos com diabetes tipo 2.

A biotina é um dos nutrientes que devemos prestar mais atenção na hora de consumir os alimentos, afinal, ela é responsável por muitas ações em nosso organismo. Não o bastante, a biotina é frequentemente utilizada para fazer cosméticos, justamente para fortalecer os cabelos e rejuvenescer a pele, de certa forma. Então, não deixe de saber mais sobre os benefícios da biotina para o nosso corpo. É muito importante!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.