Benefícios da aveia para a saúde

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A aveia é um dos grãos mais nutritivos que existem, devido às suas proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais, sendo completa e ótima para a nossa saúde.

Segundo pesquisas, a aveia pode gerar efeitos muito benéficos à saúde de pessoas com problemas de diabetes tipo 2, pressão alta ou até mesmo ajudar àquelas que têm problemas cardiovasculares.

Aliás, de tantos benefícios da aveia para a saúde, concederam a ela o título de “melhor amiga das artérias”. Vamos ver quais são alguns dos motivos?

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Confira 5 benefícios da aveia para a saúde.

1 – A aveia melhora o funcionamento do sistema nervoso

A aveia tem a capacidade de melhorar o funcionamento do sistema nervoso por conter vitamina B1, que auxilia na circulação e nas funções cerebrais, podendo combater ainda, depressão e a sensação de fadiga.

2 – A aveia ajuda a regular o intestino

Outro benefício interessante da aveia para a saúde é que ela pode ajudar a regular o intestino, acelerando os movimentos peristálticos dele, diminuindo o bolo alimentar que deixa aquela sensação ruim, por conter a fibra solúvel beta-glicano, que ajuda a acelerar o sistema digestivo.

3 – A aveia pode auxiliar na anemia

A aveia contém altos índices de ferro, quase o mesmo tanto que uma carne bovina! Por conta disso ela pode auxiliar no tratamento de pessoas que tem anemia. Um pouco de flocos de aveia na dieta ou durante o tratamento da doença pode ser muito bom para a saúde.

4 – A aveia melhora a diabetes

A aveia contém certos tipos de fibras que permitem que a glicose seja absorvida lentamente, por conta disso, há uma regularização na liberação de insulina, diminuindo os índices de glicemia mais altos, mas segundo pesquisas ela é interessante para colocar na dieta de quem tem diabetes tipo 2.

5 – A aveia ajuda a emagrecer e manter o peso

Pois é, queridos, olha só que beleza: a aveia ajuda a emagrecer e manter o peso por conter substâncias que garantem a sensação de saciedade por um bom tempo, durante o dia. Por conta disso, boa parte dos nutricionistas e profissionais da saúde indicam a aveia para auxiliar a dieta para emagrecer de forma saudável.

Qual a quantidade ideal para consumo de aveia?

Estima-se que o consumo diário de aveia seja entre 10 e 25 gramas, se você prefere comê-la como farelo de amido. Mas se você prefere comer aveia em forma de flocos, é possível consumir entre 25 e 50 gramas, diariamente, mais que isso já é exagero, e tudo o que é exagerado não faz bem, às vezes gera até efeitos indesejáveis.

Ah! Sabe de uma curiosidade sobre o consumo? Na Europa, consome-se muita aveia e aqui no Brasil, embora exista público e pessoas que gostem do cereal, ainda não chega a tanto. Que tal mudar essa lógica, já que ela faz tão bem à nossa saúde?

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.