Benefícios da alface para a saúde

0
85

Quando queremos emagrecer, o primeiro pensamento que muitas vezes chega a nossa mente é mudar os hábitos alimentares, em especial ingerir mais frutas, legumes, saladas e frutas. E mais, quando se pensa em saladas, o ingrediente principal que salta é a alface, ou é mentira? Afinal, você tem noção de que apenas 2 folhas de alface, apenas 2 folhas, contêm, em média, só 4 calorias.

Se quisermos emagrecer, devemos começar a consumir alimentos de baixo índice calórico, correto? Conseguiu perceber o primeiro benefício da alface para o nosso organismo e para o processo de emagrecimento?

A alface traz saciedade

--- continua depois da publicidade ---

Outra propriedade da alface é o seu valor nutricional que contém muitas vitaminas e nutrientes essenciais para o funcionamento completo do organismo diariamente.

A alface é composta por inúmeras fibras, as quais ajudam a regular o intestino e provocar a saciedade no indivíduo. Por isso mesmo, devemos comer a alface antes do prato principal, para diminuir a quantidade de alimentos hipercalóricos na refeição, seja o almoço ou jantar.

Só que, se você já fez isso e ainda não viu nenhum resultado, o grande inimigo são os temperos e os molhos. Às vezes, comemos muita salada e não percebemos que as calorias dos temperos, até mesmo o excesso de sal podem evitar o emagrecimento saudável.

Como já dito, a alface dá saciedade. Além disso, a alface contém a pectina, capaz de prevenir o acúmulo de gordura abdominal, que provoca o famoso pneuzinho. Já deu para perceber que a alface é perfeita para o combate contra a obesidade, certo?

A alface traz benefícios para a pele

Se você quer uma pele mais bonita e mais jovem, a alface deve ser um ingrediente diário presente no seu prato, isso porque ela é rica em vitaminas e minerais que previnem o envelhecimento precoce da pele, eliminado os radicais livres prejudiciais do organismo.

Você irá perceber o quanto a sua pele irá melhorar após o consumo de alface.

A alface traz benefícios para o sistema imunológico

Gripes, resfriados e até pequenas enfermidades podem ser evitadas com o consumo da alface, porque ela é rica em vitamina C, que protege mais ainda o nosso sistema imunológico contra os agentes invasores.

A alface beneficia o sono e o sangue

Um dos benefícios da alface que pouca gente tem conhecimento é sua ajuda contra a insônia. Por conter minerais e vitaminas em muitas quantidades, a ingestão de alface pode evitar noites mal dormidas.

Em relação ao sangue, saiba que a alface, como tem vitamina C, é responsável pela proteção do sistema imune, e evita a anemia também. Assim, você conseguirá dormir melhor e ainda, de quebra, passar longe do hospital.

Lembre-se disso: não é porque a alface tem tantos benefícios e poucas calorias que você só irá consumir esse tipo de alimento, isto é, as saladas. O organismo precisa de uma alimentação balanceada, rica em proteínascarboidratos e muitas vitaminas para que não entre em colapso ou pare de realizar uma função vital. Para quem quer emagrecer, a salada, principalmente, a alface, deve ser ingrediente diário no prato.

Mais uma vez, você descobriu benefícios dos alimentos mais comuns do nosso dia a dia.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.