Perigos da automedicação e como substituí-la

0
29

Você costuma tomar um remedinho ou outro quando está com dor de cabeça, mal-estar, dor de estômago, entre outras coisas? Se sim, saiba que isso pode não fazer bem à sua saúde.

Os remédios tomados em casa, mais conhecidos como “kit-remédio”, podem causar efeitos colaterais, alguns até graves ou mascarar o seu real problema de saúde, quando você tiver uma consulta com o médico.

Entenda o perigo da automedicação e veja alternativas naturais para substituí-la.

--- continua depois da publicidade ---

Entendendo os perigos da automedicação

Uma vez ou outra, você tomar um remédio para dor de cabeça não fará mal, desde que não se tenha restrições médicas, não exista gravidez e você conte com o auxilio de um farmacêutico responsável, fora isso, não é bom se automedicar, entenda os porquês:

Remédio para dor de cabeça

O remédio para dor de cabeça pode ocasionar problemas no fígado, quando tomados em grandes quantidades como três, quatro comprimidos.

E aqueles remédios que são vendidos em gotas podem baixar a pressão, portanto não é bom arriscar tomá-los sempre.

Para evitar tomar remédio para dor de cabeça, você optar pelo chá de camomila que além de auxiliar a dor, possui efeitos calmantes, pode fazer com que você relaxe e durma um pouco, mas isso não funciona para problemas de enxaqueca, logo não deixe de ir ao médico, caso a dor de cabeça não cesse.

Remédio para gripe

Os antigripais costumam ser a primeira opção de muita gente, na hora que bate aquela moleza, tosse e dores no corpo, porém ele pode gerar pressão alta, devido algumas fórmulas de remédios conterem componentes que fazem alterá-la.

Além disso, nem sempre esses sintomas podem ser de gripe, pode ser uma coisa mais grave e o remédio para gripe camuflar o real problema. É por isso que é importante fazer uma consulta com um médico.

Mas, na dúvida, tome um chá de limão, pois essa fruta possui nutrientes que ajudam a aumentar a imunidade a combater gripes e resfriados.

Remédio para dores no corpo

Outra opção que é sempre procurada por pessoas com dores no corpo é o relaxante muscular, ele, à primeira vista, pode fazer com que a dor desapareça, mas dar muita sonolência o que é um perigo, quando uma pessoa está dirigindo ou fazendo um trabalho físico mais preciso, além disso, a dor muscular pode ser sinal de que algo no seu corpo não vai bem, então a consulta com o médico é essencial.

E para evitar uma dor muscular momentânea, uma opção natural é o chá de erva-doce, além de delicioso ele possui propriedades que ajudam a tirar dores nos músculos, só não vale ingerí-lo em excesso.

Remédio para dor no estômago

Outro tipo de remédio que pode mascarar algum problema mais sério, são os remédios para dor de estômago que, entre os principais efeitos colaterais pode dar dores abdominais e desconfortos, logo é bom evitar.

Para substituir o remédio para dor de estomago é possível tomar chá de hortelã que possui propriedades que combatem problemas gastrointestinais.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.