Alimentos ricos em Vitamina C

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A vitamina C é um dos nutrientes mais importantes para o nosso sistema imunológico, afinal, ela fortalece a nossa imunidade e deixa-a menos suscetível para o desenvolvimento de doenças e patologias, como resfriados e gripes.

Além disso, a vitamina C é responsável em eliminar do corpo as toxinas provocadas pela poluição do ar que inspiramos todos os dias. Inclusive, a vitamina C também é uma vitamina que combate o envelhecimento precoce da pele por causa da idade. Sendo assim, a vitamina C atua na neutralização dos radicais livres para que possamos ter a pele mais jovem e mais saudável. Esse nutriente é conhecido por ser um antioxidante, ideal para ser incluso em dietas Detox, por exemplo. E os seus benefícios não param por aí.

A vitamina C ajuda na absorção de ferro no organismo, além de fazer a manutenção de hormônios localizados no córtez adrenal. A vitamina C é essencial para a síntese de neurotransmissores e também para a produção de colágeno, tecnicamente.

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A partir do momento em que você consome alimentos ricos em colágeno, a vitamina C será responsável em aumentar a rigidez para fortalecer ligamentos e tendões dos músculos com o objetivo de evitar as inflamações ou lesões. Então, o colágeno e a vitamina C trabalham em conjunto.

Se você está se perguntando qual é a quantidade ideal de alimentos ricos em vitamina C a ingerir diariamente, a resposta é essa: 75 mg para mulheres que estão na faixa etária entre 15 a 70 anos, e 90 mg de vitamina C para homens da mesma faixa etária.

Se você ingerir a quantidade correta e recomendável (até 100 g por sinal para cada adulto) é possível prevenir o escorbuto, a doença em que as gengivas tendem a sangrar e causar ferimentos na boca. Então, para que você possa adequar o seu cardápio diário contemplando a vitamina C, saiba quais são os alimentos ricos nesse nutriente.

Alimentos ricos em Vitamina C

  • Lichia
  • Laranja
  • Limão
  • Manga
  • Abacaxi
  • Goiaba
  • Kiwi
  • Melão
  • Morango
  • Caju
  • Tomate
  • Acerola
  • Tangerina
  • Brócolis
  • Espinafre
  • Aspargos

A maioria das frutas que foram indicadas aqui como sendo alimentos ricos em vitamina C, se você consumir diversas unidades ou pedaços, você já consegue absorver a dose diária desse nutriente, como é o caso do limão.

Comendo 4 unidades, você já absorve 110 mg de vitamina C. Logo, é possível consumir a quantidade ideal, então não é questão de dificuldade e sim de saúde para o corpo e o organismo em si.

Caso você prefira consumir as frutas e sucos de frutas, lembre-se que se as deixarem em locais que recebem os raios solares, o calor pode prejudicar e diminuir as propriedades e benefícios. Aliás, sempre coma as frutas frescas para evitar qualquer instalação de bactéria.

A vitamina C também atua na melhoria da circulação sanguínea, evitando que doenças cardiovasculares se desenvolvam no organismo, além de facilitar a cicatrização de machucados.

Então, está na hora de você começar a ingerir esse nutriente tão essencial para o bom funcionamento do organismo. Comece hoje mesmo!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.