Alimentos ricos em proteínas

0
68

A proteína é o principal nutriente para quem quer ganhar músculos e conseguir fazer uma dieta equilibrada que leva ao emagrecimento. Fora isso, a proteína é um nutriente de extrema importância para o organismo, inclusive na reparação de tecidos e músculos (após a atividade física de grande intensidade, como a musculação), na produção de enzimas que destroem as gorduras (permitindo-lhe um corpo em forma se você aliar a dieta balanceada com a prática de atividade física), produção de hormônios (como o do bem-estar e do prazer), produção de neurotransmissores (que transmitem informações para o cérebro e para o corpo, e vice-versa), produção de anticorpos (protegendo o sistema imunológico), ajuda na reposição do gasto energético das células, e a proteína é responsável pelo transporte de substâncias para o corpo.

Com tantos benefícios assim, você não pode retirar a proteína da sua refeição diária, uma vez que a ausência dela pode deixar o corpo fraco. Entretanto, o contrário, onde se consome em excesso a proteína também não faz bem ao corpo, já que pode desenvolver doenças cardíacas, aumentar o índice do colesterol e sobrecarregar muito os rins e o fígado.

As proteínas tem diversas funções no organismo, as mais importantes são 6, veja:

--- continua depois da publicidade ---
  • Função nutricional
  • Função de defesa
  • Função reguladora
  • Função estrutural
  • Função transportadora
  • Função enzimática

Alimentos ricos em proteína animal

  • Carne de frango
  • Carne de vaca
  • Queijo
  • Salmão grelhado
  • Pescada
  • Ovo
  • Iogurte
  • Leite

Alimentos ricos em proteína vegetal

  • Soja
  • Quinoa
  • Trigo sarraceno
  • Milhete
  • Lentilhas
  • Tofu
  • Feijão
  • Ervilhas
  • Arroz cozido

Para que você possa ingerir ainda mais proteínas, recomenda-se que você misture esses alimentos acima mencionados para potencializar o efeito no corpo, mas lembre-se de que o excesso também pode prejudicar o organismo de forma bastante perigosa.

Proteína para musculação

Como já dito, para os atletas a proteína tem uma função ainda mais importante, uma vez que é por meio dela que é possível restaurar, construir e reparar os tecidos que foram destruídos no treinamento intensivo que é a musculação.

Se o objetivo é construir músculos e ganhar massa magra a sua dieta deve ter grandes quantidades de proteína para que o seu desempenho no treinamento não seja diminuído. Inclusive, para intensificar os resultados você deve também consumir os carboidratos, que servirão de energia e combustível para que aguente as cargas dos exercícios e não se sinta cansado durante o treino.

Há muitas pessoas que querem emagrecer ou ganhar músculos e acabam fazendo dietas muito radicais que diz respeito à ausência de carboidratos ou a ausência de proteínas. Saiba que para o organismo é muito importante ter ambos os nutrientes para que o corpo possa funcionar corretamente.

O organismo pode entrar em choque se você deixa de se alimentar direito. O ideal é, dependendo da sua meta, seja engordar, emagrecer ou construir um corpo bacana, é procurar ajuda de um nutricionista para que ele possa lhe fazer um planejamento alimentar adequado ao seu objetivo, justamente para não comprometer as funções do organismo.

As proteínas são de extrema importância, então não as deixe de consumi-las.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here