Alimentos ricos em potássio

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Para você ter a quantidade ideal de potássio no organismo chega a ser muito fácil se você proporcionar uma dieta rica em nutrientes essenciais para o completo funcionamento do organismo e das funções mais importantes para sobreviver. Assim, por meio de uma alimentação em que tenha as vitaminas e os minerais, o organismo só irá promover uma saúde melhor em todos os órgãos, sangue e membros. E o potássio não é diferente. Afinal, o principal objetivo do potássio é garantir o melhor desempenho dos músculos durante a atividade física, evitando o cansaço, a fatiga, a fraqueza muscular e as temíveis câimbras.

Sendo assim, se você é um atleta, principalmente, deve ingerir potássio de forma mais intensa para prevenir lesões musculares e garantir total performance no preparo físico e durante o treinamento. Mas, o potássio não serve só para isso. Ele está relacionado com o controle da pressão arterial, fazendo com que as doenças cardíacas e a hipertensão não se desenvolvem e atacam o organismo.

Caso você não goste de legumes ou não está acostumado a ingerir frutas, saiba que o potássio é facilmente encontrado nessas duas categorias de alimentos. Então, é preciso aprender a gostar para consumir a quantidade ideal de potássio diariamente. Saiba que devemos consumir 4700 mg.

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Alimentos ricos em potássio

Banana

A banana todo mundo sabe que tem potássio, afinal, é cultural saber que para evitar câimbras deve-se comer banana. Mas, deveria ser “para evitar câimbras, deve consumir potássio”.

Em apenas uma banana há cerca de 420 mg de potássio, isso quer dizer que, se ao longo do dia você comer 10 bananas, aproximadamente, você terá ingerido a quantidade ideal de potássio. Se você não é fã da fruta, você pode complementar com outros alimentos ricos em potássio.

Molho de tomate

O tomate é uma fruta que mais se parece com um legume, não é mesmo? Saiba que em um molho de tomate (aquele original, que não recebe nem sódio nem açúcar), pode conter cerca de 800 mg de potássio. A quantidade é muito grande. Mas, se você gosta de massa, cuidado para não engordar ao incluir o molho de tomate. O excesso faz mal.

Salmão

A maioria dos peixes possuem altos índices de potássio, como o salmão. É preferível que você consuma uma porção média de salmão do que uma banana, afinal, há 449 mg de potássio nessa porção de salmão.

Abacate

Mais uma fruta com muito potássio. Para você ter uma ideia, um abacate inteiro possui 975 mg de potássio. Por isso que é indicado misturar esses alimentos para você não enjoar e assim conseguir a dose diária desse nutriente.

Feijão

Quem é que não gosta de comer um arroz com feijão no almoço e no jantar? Saiba que esse grão possui alta quantidade de potássio. Uma xícara de feijão branco tem cerca de 1189 mg de potássio.

Batata

Para quem gosta de batata, fique tranquilo. A batata médica tem 751 mg de potássio. E se preferir a batata doce, também não tem problema: 540 mg.

Agora que você conhece uma gama de alimentos que fornecem potássio ao nosso organismo, passe a consumí-los de acordo às suas necessidades. Caso necessário, consulte um nutricionista.

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