Alimentos ricos em fibras

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Os alimentos ricos em fibras são aqueles que melhoram o funcionamento do intestino, uma vez que a digestão é feita mais rapidamente, combatendo a prisão de ventre e possíveis problemas estomacais, como a azia, por exemplo.

Inclusive, os alimentos ricos em fibras ajudam na absorção de açúcares e gorduras, regulando os níveis de colesterol e de triglicérides, já que ajuda na eliminação de gordura no sangue. Aliás, os alimentos ricos em fibras também ajudam no emagrecimento, pois aumentam a saciedade, deixando você com menos fome.

Os alimentos de origem vegetal são ricos em fibras tais como as frutas (também as secas) e as leguminosas. É comum os nutricionistas incluírem alimentos em fibras para diminuir os sintomas e controlar as doenças, como as cardiovasculares e para pessoas que têm diabetes ou que tem muito colesterol alto.

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Mas, caso você comece a incluir esses alimentos em seu cardápio, é preciso adicionar grandes quantidades de água para facilitar o funcionamento do intestino.

Alimentos ricos em fibras (em 100g)

  • Cereais All Bran – 30,1 g
  • Maracujá – 16,9 g
  • Gérmen de trigo – 14 g
  • Amêndoa com casca – 12 g
  • Repolho – 6,3 g
  • Gergelim – 5,3 g
  • Cevada torrada – 5,3 g
  • Goiaba – 5,3 g
  • Feijão-fradinho – 4,9 g
  • Ervilha – 4,7 g

Frutas ricas em fibras

  • Sapoti
  • Jenipapo
  • Popunha
  • Cambucá
  • Bacuri
  • Pera com casca
  • Uvas
  • Maçã
  • Tangerina
  • Pêssego
  • Morango
  • Goiaba
  • Ameixa
  • Caqui
  • Abacaxi
  • Tomate
  • Laranja
  • Mamão
  • Framboesa

O objetivo das fibras alimentares para o organismo é justamente regular o trânsito intestinal, prevenindo de constipação ou falta de evacuação, o que pode deixar a pessoa mal humorada, estressada, inchada, além de outras sensações.

Fibras solúveis x fibras insolúveis

A diferença que reside entre esses dois tipos de fibras é o fato das solúveis dissolverem na água e quando consumimos, oferece maior sensação de saciedade ao organismo. Logo, é ótimo para quem quer emagrecer. Por outro lado, as fibras insolúveis são aquelas que melhoram o trânsito intestinal, evitando inflamações e machucados no intestino.

Alimentos ricos em fibras solúveis: pêssego, banana, pera, morango e legumes, como o brócolis.

Alimentos ricos em fibras insolúveis: amendoins, cereais e vagem.

O consumo diário de fibras deve ser em torno de 20 a 30 g. Para que não perca nenhuma propriedade dos alimentos ricos em fibras, o ideal é consumi-los, na maioria das vezes, cru ou cozido.

Fibras e o câncer

Uma das causas de aparecimento de câncer no intestino é a falta de ingestão de fibras para regular a flora intestinal. Estudos realizados comprovam que se você ingere uma quantidade suficiente de fibras por dia pode emagrecer com isso, tendo uma dieta equilibrada e aliando com atividades físicas, assim, o risco de aparecimento de células cancerígenas é ainda menor.

Então, não custa nada incluir algumas fibras alimentares no seu cardápio nas refeições do dia a dia, e ter muito mais saúde.

As fibras alimentares fazem bem para a saúde, em principal para o intestino, como já foi dito. Logo, necessita-se prestar mais atenção em seus benefícios para prevenir doenças e garantir um melhor funcionamento do organismo como um todo.

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