Alimentos ricos em colágeno

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Para que serve o colágeno? A maioria das mulheres conhece essa proteína, uma vez que o colágeno atua na elasticidade da pele, rejuvenescimento celular, renovação de células, eliminação de toxinas, proporciona firmeza à pele, reduz o envelhecimento precoce desenvolvido pelos radicais livres e promove um maior fortalecimento entre os tecidos e ossos.

O colágeno pode ser encontrado abundantemente no organismo, sabia disso? Primeiramente, você precisa saber que o colágeno é a combinação de diversos aminoácidos, sendo eles: Glicina, Prolina, Arginina e Hidroxiprolina. O colágeno, além disso, está presente em diversos lugares no organismo, já que é de extrema importância para evitar patologias oriundas dos ossos e dos músculos. Assim, essa proteína é encontrada no coração, bexiga, vesícula biliar, tendões, ligamentos, ossos, vasos sanguíneos, trato digestivo, rins e tecido conjuntivo.

Já deu para perceber que o colágeno desempenha diversas funções? Logo, é necessário ingerir alimentos ricos em colágeno. Lembrando que é também interessante ingerir alimentos que são ricos nos aminoácidos que constituem o colágeno, para estimular a produção da proteína.

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Benefícios do colágeno para o organismo

O colágeno funciona como um nutriente essencial para a saúde dos nossos cabelos, dentes e unhas. Para as mulheres isso é essencial já que a partir dos 35 anos de idade, a produção de colágeno diminui por causa do envelhecimento precoce, logo, é necessário estimular a produção dessa proteína para que a beleza feminina jamais se perca.

Por isso que se faz tratamentos estéticos e se compra cosméticos que têm em sua fórmula o colágeno. Aliás, o colágeno também amenta a elasticidade da pele, diminuindo as marcas da celulite. E tem mais: ele também ajuda a acelerar o metabolismo (facilitando a perda de peso se você tiver uma dieta balanceada junto com a prática de atividade física) e desintoxicar o corpo, já que possui ação antioxidante.

A síndrome do intestino vazado também é “solucionada” pelo colágeno, porque ele oferece uma cama de proteção ao nosso sistema imunológico contra invasores e agentes.

Alimentos que estimulam a produção de colágeno no organismo

Como já dito, compensa ingerir alimentos que são responsáveis por constituir o colágeno, então, veja agora quais são eles:

  • Gelatina
  • Carnes
  • Ovos
  • Frutas vermelhas
  • Frutas cítricas
  • Aveia
  • Tomate
  • Pimenta
  • Beterraba
  • Castanha
  • Nozes
  • Amêndoas
  • Vegetais escuros (brócolis, espinafre, couve)
  • Vegetais laranjas (cenoura e batata-doce)
  • Soja
  • Chá branco
  • Alho
  • Ostras
  • Colágeno hidrolisado

Dicas para aumentar o colágeno

Para que você possa intensificar a absorção de colágeno pelo organismo, é indicado que você consuma alimentos ricos em vitamina C, uma vez que tende a aumentar a absorção em até 8 vezes dessa proteína.

Para que você possa ter uma pele mais saudável e para que a absorção do colágeno seja eficiente (porque na maioria das vezes nós consumimos esses alimentos, apenas 1% do que o colágeno é necessitado, como a elasticidade, é absorvido) é recomendável que se consuma o colágeno hidrolisado que é mais potente e mais puro.

O excesso de colágeno pode trazer malefícios à saúde como queloides. Então, é preciso ter o consumo moderado, como qualquer outro alimento.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.