Alimentos que combatem a queda de cabelos

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A maioria das mulheres e dos homens é muito sensível em relação aos seus cabelos. Gostam de cuidar e de tratar os fios bem, hidratando e cortando sempre para dar um ‘up’ no visual. Entretanto, não é raro observar que há reclamações sobre a queda dos cabelos, seja por um fator emocional ou de estresse. Você pode evitar alimentando-se bem. Confira agora quais nutrientes você precisa ingerir para deixar os fios mais fortes.

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B

Essas vitaminas são necessárias para ajudar o fornecimento de oxigênio da hemoglobina para o couro cabeludo e folículos pilosos. Mais oxigênio promove o crescimento do cabelo e uma cabeleira saudável. A falta do complexo de vitamina B pode levar a cabelos fracos, desnutridos e danificados. Você pode obter este a partir de fontes naturais, como frango, atum e salmão, ou ingerir comprimidos de vitaminas, se você tem a sua deficiência.

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Alimentos ricos em zinco

O nosso couro cabeludo contém glândulas de óleo que necessitam funcionar adequadamente para produzir óleo suficiente, e a falta do zinco é que pode levar a um couro cabeludo seco, caspa e, eventualmente, a perda de cabelo. Coma alimentos como nozes, grãos integrais, lentilhas, carne e frutos do mar para fornecer quantidades suficientes de zinco para o seu cabelo.

Alimentos ricos em cobre

A hemoglobina é necessária para nosso corpo fornecer suficiente oxigênio e sangue para vários órgãos, incluindo o nosso cabelo. O cobre ajuda na formação de hemoglobina. A falta dele pode resultar em cabelos fracos, frágeis, que irão conduzir à perda de fios. Boas fontes de cobre incluem sementes de gergelim, soja, castanha de caju, carne e frutos do mar.

Alimentos ricos em ferro

O ferro é muito essencial para os homens e especialmente para as mulheres, uma vez que elas perdem sangue e ferro durante o seu ciclo menstrual. Mesmo as mulheres grávidas e lactantes precisam de uma dose elevada de ferro, porque ajuda a produzir hemoglobina. A falta de ferro pode enfraquecer o cabelo desde as raízes que irá levá-los a quebrar muito rapidamente. Perder mais de 100 fios por dia é um sinal de perda de cabelo. A fim de evitar a sua deficiência, consuma espinafre, soja, feijão, frango, carne, ovos e peixes.

Alimentos ricos em vitamina C

A produção de colágeno é muito importante para manter os tecidos de cabelo em equilíbrio, e a vitamina C ajuda a fazer todo o processo. A falta deste item pode levar à queda de cabelo e cabelos quebradiços. Inclua frutas como laranjas, limões, bagas, doce de limão, melancia e tomate em sua dieta.

Alimentos ricos em proteína

Um nutriente muito importante, que atua como o bloco de construção de todos os tecidos do nosso corpo, incluindo o cabelo e couro cabeludo, é a proteína, que é altamente essencial para nós. Ela ajuda na produção de cabelo novo para substituir os perdidos. A falta de proteína pode levar a fios ressecados e sem brilho, bem como eventual perda de cabelo. Obtenha sua ingestão necessária de proteínas a partir de alimentos como feijão, nozes, grãos, leite, queijo, peixe, ovos e frango.

Alimente-se bem, suprindo suas deficiências de vitaminas, minerais, e outras, e se proteja contra a queda de cabelos.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.