Alimentos que combatem a anemia

0
50

Se você costuma se sentir fraco, cansado, ou acha que você se cansa facilmente, você pode estar com anemia. A anemia é uma doença do sangue que ocorre quando o corpo não produz glóbulos vermelhos suficientes para transportar oxigênio para os músculos e outros tecidos. É por isso que as pessoas com anemia, muitas vezes, se sentem cansadas muito rapidamente. Os seus músculos não estão recebendo oxigênio do sangue para suprir suas necessidades energéticas. Então, conheça agora alguns alimentos que evitam a anemia e até podem ser usados para tratamento.

Frutos do mar

Mais frutos do mar, como mariscos, polvo, vieiras, mexilhões, e ostras são ricos em ferro. Alguns peixes gordos, como salmão, atum, cavala e anchova também são. As ostras do Pacífico têm um dos mais altos níveis de ferro, com 7,2 mg por cada 100 gramas. Consuma um pouco de frutos do mar ou peixes 3 vezes por semana para ajudar a prevenir a anemia.

--- continua depois da publicidade ---

Pêssegos, ameixas e passas

Uau, isso é uma lista muito saborosa! Esses três frutos são excelentes fontes de ferro. Pêssegos secos têm 6 mg para cada 100 gramas de pêssegos consumidos. É fácil incorporá-los em sua dieta diária. Basta misturar algumas ameixas, passas e pêssegos secos em uma tigela, em seguida, adicioná-los à sua aveia de manhã, comê-los como um lanche da tarde, ou torná-los sua sobremesa à noite todos os dias para ajudar a evitar anemia.

Pão integral

Apenas uma fatia de pão integral lhe dará 6 por cento de sua necessidade diária de ferro. Pão integral é uma boa fonte de ferro, que irá ajudar seu corpo a combater eficazmente a deficiência de ferro. Substitua o pão branco com pão saudável para um impulso de ferro adicionado todos os dias.

Espinafre

Este popular vegetal verde folhoso é importante na prevenção de anemia. Espinafre é carregado com o cálcio, vitaminas A, E, C, B9, fibra, beta-caroteno, e, é claro, rico em ferro. Apenas uma xícara de espinafre tem 3,2 mg de ferro, que é 20 por cento de sua ingestão diária recomendada. Adicione o espinafre nos seus sucos verdes, coloque-o em saladas, adicione-o em sanduíches, ou simplesmente ferva algumas folhas para uma sopa de espinafre rica em ferro.

Tomates

Os tomates contêm dois compostos importantes para aqueles com anemia: vitamina C e licopeno. A vitamina C ajuda o organismo a absorver o ferro mais facilmente, e o licopeno combate doenças (especialmente o câncer). Os tomates são ricos em beta-caroteno e vitamina E, que irão ajudar a sua pele e cabelo. Adicionando um tomate ou dois na sua dieta diária vai ajudar o seu corpo a absorver mais ferro.

Se você estiver se sentindo cansado, letárgico, e facilmente fatigado, você pode ter anemia. Pergunte ao seu médico para fazer um exame de sangue e confirmá-la. Caso seja confirmada, comece uma reeducação alimentar e inclua na sua dieta esses alimentos aqui citados a fim de deixar o seu sangue mais forte.

A anemia pode ser erradicada se você tiver uma ótima alimentação, rica em ferro. Fique atenta aos sintomas que indicam anemia.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.