Alimentos para hipertensos

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A pressão alta é um assunto que deve ser levado muito a sério, porque a população brasileira tende a desenvolver essa doença com o passar dos anos. Principalmente pela rotina caótica e estressante, a pressão do sangue aumenta, podendo causar doenças cardiovasculares preocupantes e até fatais.

Caso você acha que para controlar a hipertensão você só precisa praticar atividades físicas, está quase que enganado. O ideal é sim fazer exercícios físicos para você aumentar a resistência e capacidade do sangue de se equilibrar quando o coração acelera, porém, não é apenas o único caminho. Mudando os hábitos alimentares e transformando a sua dieta em uma refeição rica em nutrientes essenciais, é possível controlar a hipertensão, sem ajuda de medicamentos, principalmente se você é novo de idade e já sofre desse mal.

Com alguns alimentos, você consegue prevenir a pressão alta e controlar o nível do sangue. Lembrando que os alimentos devem ser consumidos moderadamente, uma vez que o organismo irá se adaptar aos novos hábitos alimentares, criando uma proteção extra para combater a hipertensão. Então, descubra aqui quais são esses alimentos milagrosos!

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Vamos aos alimentos para hipertensos

Aveia

Você já deve estar acostumado com os benefícios da aveia para o organismo, já que a aveia é rica em fibras solúveis, além de ser um carboidrato que ajuda diretamente no nível da glicose no sangue. Para os hipertensos, isso é ótimo porque quer dizer que o sangue não estará obstruído por gordura. E se você está pensando em emagrecer e não sabe como, saiba que a aveia é um nutriente que aumenta a saciedade e diminui o inchaço do organismo.

Amêndoas

Para controlar a pressão arterial, as amêndoas são excelentes fontes de vasodilatadores, isto porque aumenta o tamanho dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação do sangue pelo corpo. De quebra, as amêndoas são ótimas para o rejuvenescimento da pele, já que contêm antioxidantes.

Peixes

Por serem ricos em ômega 3, os peixes, principalmente de água doce, como o salmão, atuam na vasodilatação dos vasos sanguíneos e também na vasoconstrição (diminuição) desses vasos. Assim, a síntese das proteínas ocorre de forma mais rápida e eficiente.

Ervas

O sal é o inimigo número um dos hipertensos, já que contém grandes quantidades de sódio, aumentando a pressão arterial quando consumido em excesso. O que você pode fazer para substituir esse nutriente é utilizando no preparo das refeições as ervas naturais, como a salsinha, alecrim e cebolinha, por exemplo, a fim de evitar também a retenção de líquidos e prevenir doenças cardiovasculares e renais.

Leite

Se você é daqueles que amam leite e seus derivados e não consegue temperar sem sal as refeições, basta você beber leite ou ingerir seus derivados de forma moderada para eliminar o sódio do organismo. O leite ajuda a pressão sanguínea a diminuir, atuando como o hipotensor. O recomendável é comer as versões desnatadas e aliar a dieta à não-ingestão de sódio para ter resultados ainda melhores.

Tem como controlar a hipertensão, basta mudar os hábitos alimentares e incluir alguns alimentos que combatem a pressão arterial.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.