Alimentos para ganhar massa muscular

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Após se matricular numa academia com o objetivo de ganhar massa muscular, é necessário cuidar bem da alimentação para que seus esforços ao pegar peso não sejam perdidos. E quando se fala em alimentos para ganhar massa muscular, é importante saber quais produtos podem ser nossos aliados e quais vão nos prejudicar a nossa jornada. Há muitos mitos em torno deste assunto e por isso é sempre bom conversar com um profissional sobre qual cardápio é o indicado para você.

Ilude-se quem pensa que, para conseguir um aumento de massa muscular é só ir aos treinos físicos e comer alimentos como ovo sem a gema, batata doce, entre outros, conhecidos por todos. Não que eles não sirvam, pelo contrário, servem sim, mas, além deles é muito importante comer alimentos que contêm outras substâncias, inclusive gorduras sadias, é claro.

Vamos aos alimentos ideais para o ganho de massa muscular.

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Carboidratos

Os carboidratos são importantíssimos quando se fala em alimentos que ajudam no aumento de massa muscular. Além de proporcionarem aquela energia indispensável aos treinos físicos, eles ajudam na formação da estrutura celular. 

Alimentos ricos em carboidratos

  • Pão
  • Arroz
  • Feijão
  • Macarrão
  • Batata
  • Grão de bico
  • Ervilha
  • Lentilha
  • Soja
  • Biscoitos (Água e sal e maizena)
  • Mel

Proteínas

As proteínas estão em todas as células do nosso corpo. Ligadas ao metabolismo da construção, elas são indispensáveis ao aumento da massa muscular. É importante dosar a quantidade ideal de consumo diário.

Alimentos ricos em proteínas   

  • Ovo
  • Leite
  • Iogurte
  • Carne de frango
  • Carne de boi
  • Camarão
  • Salmão
  • Peixes

Gorduras saudáveis

A ingestão de gorduras saudáveis, classificadas de monoinsaturadas e polissaturadas, ajudam no funcionamento do intestino, na saúde da pele, evitam inflamações e dores. Alimentos que contêm gorduras saudáveis também prolongam a sensação de saciedade. Tudo isso é importante para o aumento de massa muscular no nosso corpo.

Alimentos ricos em gorduras saudáveis

  • Óleo de girassol
  • Óleo de amendoim
  • Abacate
  • Amêndoas
  • Azeitonas
  • Azeite
  • Queijos

Como visto, há de se adotar uma alimentação equilibrada quando se busca o aumento de massa muscular. Nada adianta exagerar nos carboidratos e proteínas, e esquecer que o nosso corpo também precisa de gorduras. O ideal é distribuir a quantidade de calorias a serem ingeridas ao longo do dia, em refeições variadas. Nada de comer em excesso. Coma pouco e diversas vezes.

Não se esqueça das frutas. Abuse de banana, melancia, manga, morango, uva e tantas outras. São alimentos ricos em nutrientes essenciais para o nosso corpo. Lembre-se que o consumo de frutas é recomendado sem moderação. Intercale-as, entre suas refeições, e recorra a elas sempre que sentir vontade de comer algo que não é recomendado naquele momento.

Ah, outra dica simples: beba muita água. É importante manter o corpo hidratado. Repor o líquido perdido na prática dos exercícios é tão importante quanto adotar uma alimentação saudável. Os sucos de frutas também podem ser ingeridos diariamente.

São dicas indispensáveis para você conquistar um corpo invejável, e o melhor, uma saúde de ferro e duradoura. Mantenha-se firme no seu objetivo, refute as tentações, seja disciplinado e terás resultados surpreendentes. 

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