Alimentos bons para os ossos

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Quando somos crianças, é essencial ingerirmos boas quantidades de cálcio para que os ossos fiquem mais fortes e não fiquem frágeis quando crescermos. A partir dos 30 anos é ainda mais essencial que comemos alimentos bons para os ossos, a fim de evitar a osteoporose e ossos fracos.

Além do cálcio, a vitamina D é um excelente nutriente que também ajuda no fortalecimento dos ossos durante a vida inteira. Enquanto o cálcio é responsável pelo apoio dos ossos e a estrutura óssea dos dentes, a vitamina D aumenta a absorção do próprio cálcio no organismo, como também ajuda na formação do osso. Por isso você deve consumir alimentos bons para os ossos durante a vida inteira, a fim de prevenir doenças relacionadas a ossos frágeis e também prevenir fraturas.

Quanto mais velhos ficamos, a quantidade ideal de cálcio e vitamina D ingeridas aumenta significantemente. Por exemplo, para os adultos até aos 50 anos de idade, é preciso consumir 1000 mg de cálcio e 200 UI de vitamina D, enquanto quem tem mais de 50 anos, a quantidade de cálcio aumenta para 1200 mg e de vitamina D para UI. Assim, existem alguns alimentos que fortalecem os ossos e previnem as doenças. E você os conhecerá agora! Vejamos.

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Leite de soja

Como é de praxe, o leite em si é um dos principais alimentos bons para os ossos. O leite de soja, mais especificamente, estimula a absorção de cálcio ao organismo, evitando que a perda óssea seja danificada, inclusive por aqueles que são intolerantes ao leite, lactose.

Derivados de leite

Desde o queijo ao iogurte, os derivados de leite são as principais fontes de cálcio para o organismo. Além de serem fáceis de encontrar, os lanches das crianças são geralmente feitos com esses ingredientes que promovem um crescimento mais saudável. Aliás, os derivados de leite aumentam a capacidade do nosso sistema imunológico e auxilia na manutenção da pressão arterial.

Cereais

Se você não sabe, os cereais têm cálcio em suas composições. Por isso, tomar um café da manhã reforçado só irá prevenir fraturas e doenças ósseas. Os cereais são mais conhecidos por serem uma excelente fonte de fibras alimentares, regulando o trânsito intestinal e evitando a prisão de ventre.

Sardinhas

Os peixes, em sua maioria, principalmente as sardinhas, tem muita quantidade de cálcio. Em apenas três pedaços, cerca de 325 mg. Isso quer dizer que se você consumir diariamente a sardinha, já estará fortalecendo os seus ossos. As sardinhas também contêm ácidos graxos ômega 3 que é responsável pela redução de doenças cardíacas.

Salmão

O salmão, por exemplo, é excelente para o nosso coração e os nossos ossos, porque possui muitos benefícios em apenas um pedaço, garantindo melhor absorção dos nutrientes e deixando a nossa saúde mais forte.

Verduras e suplementos

As verduras e os suplementos de cálcio também são alternativas para você ter mais cálcio dentro de você a fim de evitar problemas futuros.

Seja como for, inclua nas suas refeições diárias alimentos ricos em nutrientes e não se esqueça de tomar um pouco de sol.

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