Alimentos bons para o sistema imunológico

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Para fortalecer o sistema imunológico e ficarmos mais resistentes a doenças como a gripe, H1N1, entre outras, você só precisa introduzir na sua dieta alimentar alguns alimentos que sejam ricos em vitaminas e nutrientes essenciais para proteger o nosso organismo.

Ciente disso, preparamos algumas informações sobre quais alimentos ingerir e fortalecer o sistema imunológico. Confira!

Vitamina C

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Você provavelmente sabe sobre a ligação da vitamina C para com o sistema imunológico, mas você sabia que você pode obtê-la muito mais do que apenas nas frutas cítricas? Vegetais de folhas verdes tais como espinafre e couve, pimentão, couve de bruxelas, morangos e mamão também são excelentes fontes.

Vitamina E

Tal como a vitamina C, a vitamina E pode ser um poderoso antioxidante para ajudar o seu organismo a combater a infecção do corpo. Amêndoas, amendoins, avelãs e sementes de girassol são todos alimentos ricos em vitamina E. Espinafre e brócolis, também fazem parte desse grupo seleto para fortalecer o sistema imunológico.

Vitamina B6

Esta vitamina importante – parte de quase 200 reações bioquímicas no corpo – é fundamental para o funcionamento do sistema imunológico. Alimentos ricos em vitamina B6 incluem bananas, peito de frango, peixes de água fria, como atum, batatas assadas e grão de bico. Então, já sabe!

Vitamina A

Os alimentos coloridos são ótimos para o sistema imunológico, porque são ricos em compostos coloridos chamados carotenoides, como a cenoura, batata doce, abóbora, melão e abóbora. E a vitamina A tem exatamente esse composto que auxilia na prevenção de gripes e resfriados. O corpo transforma esses carotenoides em vitamina A, e eles têm um efeito antioxidante para ajudar a fortalecer o sistema imunológico contra a infecção. Por isso, adicione esses alimentos na sua dieta todos os dias. Dessa forma, você não corre o risco de pegar uma gripe!

Folato/ácido fólico

O folato é a forma natural, e o ácido fólico é a forma sintética, o que é muitas vezes adicionado aos alimentos por causa de seus benefícios de saúde. Para obter mais folato, é necessário adicionar mais feijões e ervilhas no prato, assim como vegetais de folhas verdes. Você também pode obter ácido fólico em pães enriquecidos, massas, arroz e grãos inteiros.

Ferro

O Ferro, que ajuda seu corpo a transportar oxigênio para as células, vem em diferentes formas. Seu corpo pode absorver mais facilmente o “ferro”, que é abundante em aves magras  como frango e peru, além de frutos do mar. Mas não se preocupe se você for vegetariano: você pode obter outras formas de ferro no feijão, brócolis e couve.

Selênio

Selênio parece ter um efeito poderoso sobre o sistema imunológico, incluindo a capacidade de retardar as respostas do corpo para certas formas agressivas de câncer. Você pode encontrá-lo no alho, brócolis, sardinha, atum, castanha do Brasil e na cevada, entre outros alimentos.

Zinco

Você pode encontrar zinco em ostras, caranguejo, carnes magras e aves, feijões cozidos, iogurte e grão de bico. O zinco parece ajudar a desacelerar a inflamação, dando mais rapidez para a resposta imune, para que consiga controlar o corpo e os leucócitos mais facilmente.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.