Alimentos bons para o fígado

0
33

Ter os órgãos do corpo funcionando em perfeito estado é essencial para conseguir uma saúde de ferro. Abordaremos neste artigo, como manter o fígado saudável através da alimentação.

Saiba agora quais alimentos são bons para o fígado permanecer limpo e muito saudável.

Alho

--- continua depois da publicidade ---

Se você comer alho todos os dias, como tempero, já é uma ótima evolução para melhorar o seu fígado, porque o alho ativa as enzimas hepáticas que fazem com que seu corpo elimine as toxinas.

Beterraba e cenoura

Beterraba e cenoura são extremamente ricos em flavonóides e beta-caroteno; logo, comer esses dois alimentos pode ajudar a estimular e melhorar o fígado, para que ele não fique sobrecarregado.

Chá Verde

O fígado é rico em compostos antioxidantes e a planta do chá verde é conhecida como catequinas, que ativa a função do fígado de limpar as toxinas. O chá verde é um chá muito gostoso, e, inclusive, ajuda no emagrecimento. Muitas vezes ele é utilizado em dietas de desintoxicação alimentar.

Vegetais verdes

Os vegetais verdes fazem parte de todas as dietas, porque eles trazem muitos benefícios à nossa saúde em geral. As folhas verdes podem ser consumidas cozidas ou não, você é quem escolhe! Extremamente ricos em clorofila das plantas, os vegetais sugam toxinas da corrente sanguínea, oferecendo um mecanismo de proteção poderosa para o fígado.

Por isso, tente incorporar vegetais verdes tais como cabaço amargo, rúcula, espinafre, mostarda, e chicória em sua dieta. Lembrando sempre que os vegetais verdes não substituem uma refeição completa, é sempre necessário alimentar-se bem durante todas as refeições.

Maçã

Rica em pectina, as maçãs auxiliam a limpeza e a liberação de toxinas do aparelho digestivo. Dessa forma, a maçã acaba ajudando na limpeza, evitando que o fígado fique sobrecarregado ao eliminar as toxinas. As maçãs, na verdade, a pectina, age como uma parceira do fígado.

Azeite

Ele ajuda o organismo, fornecendo uma base lipídica que pode eliminar toxinas nocivas no organismo. Desta forma, ele tira um pouco da carga do fígado, fazendo com que o órgão não seja sobrecarregado.

Os grãos alternativos

Os grãos alternativos são aqueles integrais que devem ser substitutos da farinha de trigo, por exemplo. A quinoa é um exemplo de grão que você pode começar a incorporar na sua dieta. Seu fígado é o filtro do seu corpo para as toxinas, e grãos que contêm glúten estão cheios delas. Um estudo realizado no ano passado descobriu que pessoas que experimentaram sensibilidades de glúten também tiveram resultados anormais nos testes de enzimas hepáticas, por isso, inclua na sua dieta os grãos alternativos.

Vitamina C

Limão e laranja, por exemplo, contêm em sua composição vitamina C, fortalecendo não somente o nosso sistema imunológico, mas também ajudando o organismo na síntese de materiais tóxicos, estimulando, assim, o fígado, protegendo-o e ajudando a eliminar as impurezas referentes à alimentação ruim, repleta de alimentos industriais.

Nozes

As nozes têm quantidades elevadas do aminoácido arginina, o qual auxilia o fígado na desintoxicação. As nozes também são ricas em ácidos glutationa e ômega-3, que realizam ações normais de limpeza do fígado.

Esses foram alguns alimentos que você ingerir para ajudar o fígado a não ficar sobrecarregado. Já sabia sobre eles?

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.