Alimentos bons para o coração

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O coração pode ser considerado como o órgão responsável pela vida do ser humano, uma vez que comprometido seu funcionamento, são graves as consequências, e o não funcionamento automaticamente leva à morte.

O site Manual de Saúde aborda neste artigo a importância de cuidar bem do coração e evitar complicações drásticas à sua saúde. O foco é mostrar quais alimentos são bons para o coração e incentivar o consumo deles.

Antes, porém, sobre o coração…

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O coração é o órgão que distribui o gás carbônico e o oxigênio para todo o corpo através do bombeamento de sangue, função precípua do órgão. Nas dimensões de um punho fechado, aproximadamente 12 centímetros de cumprimento, 09 centímetros de largura, e cerca de 300 gramas de peso, é preciso muito cuidado para ter uma saúde cardíaca perfeita, sem esquecer-se dos pulmões, que atuam de maneira indispensável nos trabalhos do órgão.

Para termos um coração saudável devemos nos preocupar principalmente com a alimentação. É sabido de todos que sal e gorduras em excesso são verdadeiros inimigos da saúde do coração. Assim, a primeira dica é moderar no consumo destes itens.

Agora vamos aos alimentos bons para o coração

Abacate: Rico em carboidratos, fibras, proteínas, e vitaminas, além de gorduras monoinsaturadas, o abacate reduz o colesterol ruim e pode aumentar o colesterol benéfico ao corpo humano.

Aveia: Um cereal rico em fibras que ajuda no combate ao colesterol e mantendo a saúde cardíaca. A aveia ajuda a desobstruir as artérias facilitando a circulação, bem como equilibrando o nível de açúcar no sangue.

Arroz integral: Com grande valor nutricional, o arroz integral contém vitaminas do complexo B, ácido fólico, ácidos graxos, vitaminas, entre outros nutrientes. O consumo de arroz integral é ideal para uma boa saúde cardíaca.

Brócolis: As fibras presentes em abundância no brócolis fazem deste alimento um grande aliado à saúde do coração. O brócolis também é rico em minerais e vitamina C, e tem poucas calorias.

Batata doce: Uma verdadeira fonte de energia, a batata doce é excelente para o coração. Entre os nutrientes presentes neste alimento destacamos proteínas, carboidratos, ferro e cálcio.

Cenoura: Encontramos muitas fibras na cenoura e por isso devemos consumi-la para termos uma melhor saúde cardíaca. Ela é rica em vitaminas, proteína, fósforo, cálcio, magnésio, entre outros.

Feijão preto: Fibras, potássio, cálcio, vitaminas e proteínas fazem do feijão preto um alimento adequado à saúde do coração. Ademais, o feijão preto atua como aliado para uma boa circulação sanguínea.

Sardinha: Este peixe de água salgada é um excelente alimento para quem quer cuidar bem do coração, por ser rico em ômega-3, ácidos graxos, coenzima Q10, vitamina D, além de diminuir o colesterol.

Tomate: Alimento muito saudável que pode ser consumido abundantemente por quem deseja uma boa saúde cardíaca, pois não contém colesterol. No tomate encontramos fibras, sódio, cálcio, vitaminas, entre outros.

Vinho tinto: O vinho tinto contém vitamina E, e aumenta a quantidade de colesterol bom no nosso organismo, contribuindo para uma boa saúde cardíaca. Ele também ajuda a purificar o sangue.

Outros alimentos que fazem bem ao coração

  • Lentilha
  • Grão-de-bico
  • Berinjela
  • Ervilha
  • Goiaba
  • Maçã
  • Uva
  • Laranja
  • Melão
  • Frango
  • Castanha do Pará
  • Castanha de caju
  • Nozes
  • Pistaches

Vimos uma lista de alimentos que podem melhorar a saúde do seu coração. Consuma-os diariamente e não se esqueça de praticar exercícios físicos, pois uma vida sedentária é inimiga da saúde de modo geral.

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