6 dicas para evitar ou eliminar o chulé

0
76

Ih! Quando o problema é chulé, o negócio é sério! Chulé, além de ser desagradável para quem tem e para quem sente, pode representar que seus pés tenham bactérias, fungos e micoses. Esse tipo de problema pode ser acarretado como falta de higiene, principalmente se for um fato contínuo do indivíduo.

Geralmente, quem trabalha muito com sapatos fechados, principalmente, homens, o chulé tende a aparecer porque o pé sua e como o sapato é fechado, dificulta a circulação do sangue. Hoje em dia, há diversos talcos e cremes no mercado que ajuda a prevenir o cheiro desagradável do chulé.

É questão de bom senso também, a pessoa deve ter consciência de que tem o chulé para se tratar, pois o incômodo é muito grande para quem está perto de você. Entretanto, o chulé também pode ser causado por algum creme que reagiu com a pele de forma inadequada, por isso que às vezes compensa você procurar um tratamento para verificar a causa real do problema. Então, se não conseguir remover seu chulé depois de algumas dicas, você deve procurar um dermatologista imediatamente.

--- continua depois da publicidade ---

Causa mais comum do chulé

A causa do chulé pode ser pelo excesso de suor que seus pés produzem, assim, as bactérias se instalam ali e se alimentam desse suor, formando o mau cheiro e o constrangimento em público e para o seu órgão respiratório.

Mas para o chulé desaparecer para sempre de seus pés e de seus sapatos, basta você seguir alguns passos para se ver livre desse problema vergonhoso.

1 – Antes de qualquer coisa: lave bem e seque cada extensão de seus pés e de seus dedos. Seque todos os dedos e todas as extremidades. Nada de deixar abafado ou molhado seu pé. E hidrate-o com cremes que contenham ureia.

2 – Se você for usar sapatos fechados ou tênis: use meias de algodão. Sempre use meias! Assim, a probabilidade de seus pés suarem é bem menor.

3 – Antes de calçar seus sapatos: polvilhe pó ou spray antisséptico. Caso você não tenha nem um, nem o outro, pode utilizar de bicabornato de sódio, em pequena quantidade.

4 – Quando retirar o sapato: depois de utiliza-lo, limpe-os bem.

5 – E sempre alterne seus sapatos: tente não usar o mesmo calçado todo santo dia.

6 – Mas, para retirar o chulé do calçado: coloque sal de cozinha dentro dele e deixe-o na sombra. Pronto! Outra ideia é deixar seu sapato de molho em água salgada.

Essas são algumas dicas para retirar o cheiro desnecessário à sua vida. Nada melhor do que pés limpos, hidratado e bem cheirosos. Procure sempre manter seus pés limpos e secos para que o suor não cause o mau cheiro, principalmente nesse calor. Como o verão está chegando já, o ideal é abandonar os sapatos fechados, tanto os homens quanto as mulheres, para evitar o chulé.

Aproveite e use chinelos, rasteirinhas e sandálias. Chulé é muito desconfortável, então cuide bem de seus pés para não ficar chato para você durante alguma situação. Nada de chulé!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.