6 atitudes que pioram a gripe

0
461

Quando estamos com gripe, todo o nosso corpo reage, ficamos desmotivados e totalmente nauseados de tantos espirros, tosses e lenços. A gripe ataca nosso sistema imunológico de tal forma que não vemos a hora de nos curarmos e começarmos a viver de novo. Afinal, mesmo que a gripe seja um resfriado mais forte e recorrente, ela sempre aparece independente do quanto nos cuidamos, porque, às vezes, ela simplesmente se instala e começa com uma tosse chata até influenciar em nossa alimentação e cuidados básicos.

Mas, se você é daquelas pessoas que não gostam de ficar com gripe e não fazem nada para melhorá-la, fique sabendo que existem algumas ações nossas que pioram a gripe. De nada adianta tomar chás e outros medicamentos e seguir fazendo coisas que só aumentam o problema.

1 – Automedicação pode piorar a gripe

--- continua depois da publicidade ---

O primeiro erro que pode fazer com que a gripe fique mais forte e intensa é a automedicação. Quando ficamos mais velhos, à medida que passa, pensamos que tomando aquele comprimindo já está bom, afinal, devido a nossa rotina intensa ir ao hospital é uma ação que queremos passar longe, contando que podemos evitar.

Assim, a automedicação, ao mesmo tempo em que nos salva de outros sintomas, como náuseas, alergia e dor no estômago, pode trazer outras consequências, como um simples resfriado passar a ser uma gripe e uma simples gripe se transformar em  algo mais forte. A automedicação não é aconselhável em hipótese alguma, uma vez que pode desencadear outros problemas e o organismo, dependendo se for hipocondríaco ou não, começa a ficar resistente a certos medicamentos.

2 – Desidratação piora a gripe

A gripe é composta de muco e impurezas do organismo, logo, se você não ingerir líquido o suficiente, a gripe continuará no corpo. Um dos erros mais comuns é a falta de hidratação. Quando se está com gripe, essa deve ser a primeira providência: beber água, ou suco, ou tomar sopa. Seja o que for você precisa manter o corpo hidratado a fim de eliminar os vírus, retirar as toxinas, aliviar os sintomas da gripe e diluir o muco.

3 – Bebidas alcoólicas pioram a gripe

Mesmo que seja um líquido, o álcool é responsável pela desidratação das células (por isso quando se está de ressaca, é preciso ingerir muito líquido). Assim, os sintomas podem piorar e o sistema imunológico pode ficar ainda mais indefeso contra os vírus, fazendo com que a gripe se prolongue.

4 – Fumar piora a gripe

Fumar é um dos atos que torna difícil combater o vírus da gripe ou de qualquer resfriado. Afinal, as substâncias do cigarro, além de danificar os pulmões de forma quase que permanente (dificultando a respiração), também danifica as células do sistema imunológico.

A toxina presente é tão forte que pode deixar o corpo ainda mais vulnerável a outras doenças, já que o organismo não terá como se defender de agentes invasores.

Se você fuma, o ideal é parar definitivamente para não desencadear problemas respiratórios mais sérios no futuro, e, se você conhece alguém que fuma e você está resfriado ou com gripe, é aconselhável não ficar perto dessa pessoa, caso você queira melhorar rapidamente.

5 – Exposição a poeiras piora a gripe

Evite ao máximo frequentar ambientes em que há poeiras, pois elas se acomodam nas vias respiratórias piorando os sintomas como a tosse e a coriza. O recomendável deixar ambientes como quarto e sala, principalmente, sempre limpos e arejados.

6 – Evite tomar gelado

Alimentos gelados como sorvete, picolés, e semelhantes, deixam o sistema imunológico ainda mais ineficiente, impossibilitando-o de reagir ao vírus causador da gripe. Suco e água devem estar na temperatura normal.

Que tal se cuidar e prevenir a gripe?

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.