9 perguntas respondidas sobre o período de gravidez

0
33

É necessário adotar boas práticas de saúde quando se decide engravidar. O período gestacional requer muita abstenção, dedicação e acima de tudo, paciência para suportar as transformações naturais sofridas no corpo.

Se a futura mamãe conseguir ser disciplinada o suficiente para seguir as recomendações, que devem partir de profissionais de saúde, a gravidez tende a ser tranquila, e tanto ela quanto o bebê se sentirão bem ao passar dos dias.

Diante de tantas informações acerca do período de gravidez, preparamos algumas perguntas, respondidas, que podem tirar as suas dúvidas sobre como agir durante a gestação. Confira a seguir.

--- continua depois da publicidade ---

Por que os médicos contam o tempo de gestação em semanas e não em meses ou dia?

No período de gravidez ocorrem muitas mudanças no organismo, tanto no do feto, quanto no da mãe. Essas mudanças ocorrem frequentemente em um curto período. Portanto, o método mais ideal pra definir essas mudanças é fazer a contagem do tempo da gravidez por semana.

Com quanto tempo o embrião pode ser visto pela ultrassonografia?

Existem diversos tipos de ultrassonografia, as ultrassonografias mais eficientes mostram o embrião a partir da quinta semana de gestação.

Com quantas semanas um bebê normalmente nasce?

O período de gestação é de 40 semanas quando a gravidez é sem problemas.

Quando o bebê nasce antes da trigésima sétima semana, pode se considerar ele um bebê prematuro. Quando se excede do tempo e ultrapassa a quadragésima segunda semana, o bebê teve um nascimento pós-termo.

Menstruação na gravidez é normal?

Não. Quando apresentar qualquer sangramento, deve-se consultar rapidamente um ginecologista. Sangramento no período da gravidez pode ser sinal de aborto.

Refrigerante faz mal no período de gravidez?

Refrigerante é uma bebida não muito saudável para qualquer pessoa, segundo pesquisas científicas. Mas falando em gestação, os nutrientes tirados do organismo da mãe, devido ao consumo de refrigerantes, podem acarretar diversos problemas durante a gravidez. Então, passe longe desta bebida inimiga da saúde gestacional.

Quais problemas são causados devido ao sexo na gravidez?

Sexo na gravidez, se feito indevidamente, pode acarretar problemas. O problema mais provável é a infecção, porém, o sexo pode ser feito até o momento em que a bolsa se estoure. Aconselha-se usar o preservativo.

O que é aborto espontâneo?

Quando ocorre morte do feto antes da vigésima semana da gravidez acontece o chamado aborto espontâneo. Lembrando que a causa de um aborto espontâneo dificilmente é explicada. É importante cuidar da saúde durante a gravidez para não correr este risco.

O que causa dor nas costas durante a gravidez?

Dentre as diversas explicações, as mudanças hormonais e as alterações de tamanho no útero são as principais causas de dores nas costas da gestante.

Quantos quilos posso aumentar na gravidez?

Não é possível precisar a quantidade de quilos a ganhar numa gravidez. Vai depender do organismo de cada gestante. O quilos extras acontecem por diversos fatores, entre eles: maior quantidade de sangue no corpo da gestante; aumento da placenta e dos músculos do útero; aumento dos seios, entre outros.

São algumas situações que causam dúvidas nas gestantes. É sempre recomendado procurar um médico e fazer o acompanhamento devido da gravidez para evitar errar diante de qualquer problema.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.