Verdades e mitos sobre o pilates

Confira o que é mito e o que é verdade sobre o pilates, atividade que a cada dia se torna mais popular entre as pessoas.

Se você prestar atenção, hoje em dia há muitos estúdios de pilates abrindo em cada esquina. A demanda é tão grande que mais professores estão se formando para atender a essa necessidade. A prática está sendo muito difundida no Brasil e muitos alunos estão se inscrevendo nas aulas que promete muitos benefícios ao corpo. Hoje iremos conhecer algumas verdades e mitos sobre o pilates.

Em primeiro lugar, o aluno tem de estar consciente que para perder o peso apenas praticando o pilates, seu objetivo pode se tornar difícil, já que o gasto energético de uma aula é baixo comparado ao de outro exercício físico, então, tenha paciência, ou combine com uma corrida, natação ou qualquer outra atividade física. Além dessa combinação, uma dieta equilibrada e disciplina são os pontos chaves na sua caminhada.

Qualquer pessoa pode fazer pilates: mito

Para praticar pilates o aluno tem de ser maior de 12 anos, e os exercícios variam entre: repetições, aulas únicas, correção da postura corporal e uso de aparelhos e acessórios. Além disso, o resultado é que não há desgaste físico como em uma academia, por exemplo, ou seja, o aluno terá mais disposição para executar tarefas diárias e sairá das aulas relaxado. A maioria dos exercícios praticados no pilates são suaves e lentos, pois, assim evita estresse ou um ritmo cardíaco elevado. Assim, o corpo é trabalhado como um espaço único, sempre buscando harmonia e equilíbrio.

Posso emagrecer com pilates: verdade

É possível emagrecer com pilates se o aluno for comprometido. O pilates trabalha a postura e a respiração como seu objetivo principal.

É possível emagrecer com pilates

A eficácia positiva do pilates depende do motivo que o aluno procurou essa técnica. Além da perda de peso, o exercício pode dar mais flexibilidade, alinhamento e definição muscular. Lembrando que, o emagrecimento será lento por causa do baixo gasto calórico da atividade.

O único benefício do pilates é a melhora na postura: mito

Os benefícios do pilates são muitos. Além daquelas que já citei no começo do artigo, há também o aumento da resistência física e mental; alívio das tensões, estresse e dores crônicas; melhora da coordenação motora; maior mobilidade das articulações; estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue; facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas; fortalecimento dos órgãos internos; e aumento da concentração.

Eu tenho melhor controle corporal: verdade

Os princípios do pilates são essencialmente um controle corporal e motor. Assim, a técnica é agradável e chega a ser fácil, pois é na base da tranquilidade e movimentos leves que levam aos objetivos. O trabalho é de dentro para fora. A respiração é trabalhada como ponto de partida e sua dupla é a postura para que os exercícios sejam eficazes.

O aluno consegue emagrecer com essa técnica, basta ser responsável e ser paciente. Afinal, além de quilos perdidos, o aluno também se tornará mais saudável e mais forte. Os primeiros resultados são rápidos e com a determinação o aluno consegue alcançar suas finalidades.

Praticando pilates, seu corpo estará em harmonia tanto externamente como internamente, deixando o aluno mais relaxado e com uma ótima saúde.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.