Tipos de xampus caseiros e seus benefícios

Confira tipos de xampus caseiros e seus benefícios para cabelos secos ou oleosos, de modo a dar mais naturalidade aos fios.

Cuidar dos cabelos chega a ser um ritual diário que muitas mulheres, que em sua maioria, fazem com maior prazer e dedicação. Enquanto outras buscam milagres e praticidade nos salões de beleza, outras gostam de ter um tempo para relaxar e cuidar do corpo e dos cabelos... é como se fosse uma terapia caseira.

Sabemos o quanto é difícil manter uma rotina em que se tem o privilégio de sair maquiada, produzida, com os cabelos limpos e uma roupa incrível. Não é todo dia que existe essa possibilidade. Não é todo mundo que precisa disso. E não é pecado não fazer isso. Por isso mesmo que existe o livre arbítrio.

Cada vez mais os salões de beleza estão se aprimorando com novos procedimentos, inovando nos produtos e chamando a clientela com promoções e métodos que deixam o cabelo brilhando, parecendo seda. De fato, existem produtos que ajudam no alisamento, na hidratação e na reparação de fios. Entretanto, muitas marcas tendem a agredir o cabelo, principalmente se não escolhemos o produto certo para o tipo de cabelo certo, o que faz toda a diferença, diga-se de passagem.

Por mais que haja produtos, xampus e condicionadores maravilhosos, há também outras possibilidades de cuidar dos fios sem prejudicá-los e sem ficar trocando de marca a todo momento.

E a questão é: já pensou em fazer um xampu caseiro? Melhor ainda, você sabia que há muitos benefícios de aderir às fórmulas naturais?

Confira abaixo três receitas caseiras de xampu!

Xampus caseiros para cada tipo de cabelo.

Xampus caseiros e seus benefícios

Separamos exclusivamente para você dois tipos de xampus: para cabelos secos e para cabelos oleosos. Então, preste atenção no modo de preparo e também nos ingredientes.

Cumpre dizer que, se você for aderir aos xampus caseiros, saiba que também estará fazendo um favor ao meio ambiente e promovendo a sustentabilidade, já que não utilizará garrafas, potes, e sim, ingredientes essencialmente naturais. Não podemos nos esquecer que o cabelo receberá um composto livre de qualquer agente químico, o que trará muito mais vitalidade.

Lembrando que, para cada receita abaixo, é possível lavar os cabelos durante 15 dias.

Receita de xampu caseiro para cabelos oleosos

Em um recipiente, misture uma colher de sopa do ingrediente bicarbonato de sódio com 200 ml de água. Com os cabelos molhados, aplique no cabelo inteiro, principalmente na raiz, e massageie de forma suave.

Já para o condicionador para cabelos oleosos, misture a mesma quantidade de água com uma colher de sopa de vinagre.

Essa receita deixa o pH do cabelo equilibrado, além de proporcionar mais brilho, limpeza e maciez.

Receita de xampu caseiro para cabelos secos

Seguindo a mesma premissa da receita anterior, dessa vez, um recipiente maior será necessário para misturar mais ingredientes. Com 400 ml de água, nesse caso, filtrada, misture uma xícara de bicarbonato de sódio e ¼ da fruta abacate. Com os cabelos molhados, aplique o creme, que deve ficar com uma textura homogênea, e massageie em particular as pontas, já que o abacate tem um forte ativo para provocar a hidratação nos fios e evitar as pontas duplas.

Muitos tendem a perguntar também sobre o cheiro. Não se preocupe. Não ficará cheirando nem a vinagre, nem a bicarbonato. O importante é ter cabelos limpos e sedosos!

Com esses xampus caseiros, os fios de cabelo ficam mais fortes, limpos e revitalizados, já que toda a carga química será retirada aos poucos, trazendo muito mais brilho. Esqueça pontas duplas, fios quebradiços... Para quem busca métodos menos invasivos e mais naturais, não tem como não testar os xampus caseiros, afinal, eles só têm benefícios.

Hidrate fio a fio, e transforme a sua rotina de beleza em um momento ainda mais revigorante!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.