Sabonete cenoura: benefícios e como fazer

Dicas de como cuidar da pele com cenoura. A cenoura promove a textura e o bronzeamento deixando a pele linda.

Você sabia que a cenoura pode ser utilizada para tratamentos faciais e da pele? Isso porque a cenoura tem propriedades importantes para a textura da pele, deixando-a mais bronzeada e mais macia.

Você irá descobrir hoje como fazer um sabonete caseiro de cenoura, justamente para passar na sua pele todos os dias. O sabonete é um dos produtos de limpeza mais essenciais para a nossa higiene diária, afinal, além de ser prático, é consistente, garantindo que as impurezas sejam eliminadas na primeira lavagem.

O sabonete também deixa a pele macia e sedosa, porque acaba criando uma camada de proteção à mesma, proporcionando um cheiro agradável. Entretanto, não é todo mundo que gosta de usar sabonetes ou apenas alguns não se acostumam, devido ao fato de que muitos podem mudar o pH natural da pele, deixando-a ressecada muitas vezes.

Com esse problema, é natural que preferimos utilizar sabonetes caseiros que não contenham componentes químicos ou alterados. Assim, o sabonete de cenoura acaba virando uma opção muito interessante e muito eficaz, uma vez que limpa a pele, elimina as células mortas e faz com que a mesma fique mais lisinha. Esse sabonete pode ser usado para a limpeza tanto facial quanto corporal.

Benefícios do sabonete de cenoura

Mas, porque é bom o sabonete de cenoura? Primeiramente saiba que o sabonete também contém resquícios de mel e de ingredientes 100% naturais. Essa combinação é impecável, porque retarda o envelhecimento precoce da pele, promovendo a ação rejuvenescedora e totalmente hidratante.

O sabonete acaba sendo mais benéfico em peles que sofrem muito com a acne ou que são mais ressecadas. Não é recomendável que se use em peles muito oleosas, porque o sabonete tende a deixá-las mais umedecidas.

Benefícios do sabonete de cenoura

O sabonete de cenoura com mel então, tem propriedades antioxidantes. Você sabe o que isso quer dizer? Que o sabonete é responsável em reparar as células que estão danificadas, eliminado os radicais livres prejudiciais para uma boa composição da textura e da aparência da pele. Logo, o envelhecimento é combatido, por assim dizer.

A cenoura, como você já deve ter percebido, é o ingrediente principal desse sabonete. Ela se faz necessário porque tem grandes quantidades de betacaroteno, que ajuda a manter a pigmentação, o tom da sua pele e protegendo, ainda mais, contra os raios ultravioletas vindos dos raios solares. Aliás, o betacaroteno ainda deixa a pele mais bronzeada, sem precisar ficar

horas ao sol, mas cuidado para não exagerar no sabonete porque a pele pode ficar, literalmente, alaranjada.

E, por último, a cenoura é essencial para ajudar na cicatrização da pele e diminuir a acne, atuando principalmente no processo de recuperação celular.

Como fazer o sabonete de cenoura

Ingredientes:

  • ½ colher de sopa de mel puro
  • 10 gotas de óleo essencial de semente de cenoura
  • 300 ml de óleo de coco
  • 400 ml de azeite de oliva
  • 100 g de cenoura em forma de purê
  • 110 g de soda cáustica
  • 100 ml de óleo de amêndoa
  • 200 ml de água do cozimento das cenouras

Preparo:

Faça um puré com as cenouras e em seguida misture com a água. Em seguida, misture com a soda cáustica com bastante cuidado (faça isso com luvas!). Deixe repousar. Adicione o resto dos ingredientes depois até ter uma consistência uniforme. Coloque em formas de sabonetes e espere por 2 dias.

Bom uso, excelentes resultados!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.