O que comer ao viajar

O que comer ao viajar, seja de avião, ônibus ou carro, para ter uma viagem tranquila, prazerosa e sem nenhum imprevisto.

Um dos principais prazeres do ser humano é viajar. Afinal, o mundo é tão grande que fica um pouco impossível não querer conhecer os países e lugares incríveis que ele tem para oferecer.

Seja uma viagem internacional ou nacional, o importante é sair mundo afora e se aventurar por entre estradas, culturas e comidas. E também não há a necessidade de ir com alguém, não. Pelo contrário, por que não desbravar cidades e estados com uma mochila nas costas, pegando o primeiro ônibus que aparecer?

Seja como for, de ônibus, de carro, de bicicleta, navio ou avião, saiba que viajar é um dos investimentos mais bem gastos que você deve fazer na vida. Viver para viajar. Viver para viver. Isso sim é uma forma de agradecer pelo dom da vida.

Viajar todo mundo sabe que é uma sensação maravilhosa. Sair da rotina, ter a chance de conhecer novas pessoas, novas culturas e se deliciar com pratos maravilhosos. Entretanto, mesmo que o destino seja incrível, é preciso pensar em como chegar lá sem estragar o estômago. Imagina chegar com dor de barriga, congestão, enjoos ou vertigens? Além de má sorte, lá se vai o primeiro dia de viagem.

Portanto, o que trouxemos para vocês hoje no site Manual de Saúde é como se alimentar adequadamente na hora de viajar. Independentemente do meio de locomoção, é preciso que se atente a alguns fatores que podem influenciar a sua viagem de ida e de volta. O principal foco é descobrir a duração da viagem.

O que comer ao viajar de avião?

Sabemos que nem sempre a comida que os tripulantes oferecem é boa ou satisfaz a fome. Portanto, sempre saia de casa prevenido. Isso quer dizer que, é sempre muito bom ter em mãos (ou na mochila), alimentos fáceis e práticos, como barrinha de cereal, lanches naturais, frutas e água.

O que comer ao viajar

No caso de voo internacional, com duração longa, é preferível que se alimente antes de embarcar. Para isso, considere:

  • Fazer uma alimentação leve;
  • Não ingerir bebidas gasosas;
  • Não comer alimentos gordurosos;
  • Prefira lanches naturais, com pão integral;
  • Não experimente lanches novos (já que não sabe como vai “cair” no seu estômago);
  • Beba água ou suco natural;

Não coma alimentos industrializados, como salsicha, presunto e queijos;

O que comer ao viajar de ônibus?

Geralmente, o ônibus oferece algumas paradas para esticar as pernas, pegar ou deixar passageiros, ir ao banheiro e comer algo. Entretanto, novamente, sempre é preferível que leve algum alimento de casa, de modo a não gastar dinheiro e também respeitar o seu organismo. Durante uma viagem, principalmente em movimento, é comum que tenhamos vertigens, portanto, prefira alimentos mais secos, como castanhas, torradas, barrinhas.

E, claro, não se esqueça da garrafinha de água!

O que comer ao viajar de carro?

O bom de ir com o próprio carro, é que você pode parar em lugares, conhecer novos restaurantes e ir a seu tempo, sem pressa de chegar no destino, apenas apreciando a paisagem e a (sua) companhia.

Nesse caso, a recomendação é a mesma: procure não se alimentar com pratos ou lanches pesados, gordurosos, que favorecem a movimentação do estômago e do intestino, podendo provocar uma congestão no meio da viagem. Sempre prefira alimentos mais leves.

Sanduíches naturais

Deu para perceber que os lanches naturais estão em todas as possibilidades! Mas, pera aí! Saiba os melhores ingredientes para fazer um lanche natural delicioso e que não irá atrapalhar a sua viagem!

  • Pão integral (maior saciedade);
  • Frango desfiado;
  • Maionese de abacate;
  • Queijos: ricota, cottage;
  • Salada: alface, pepino (e tomate);
  • Vegetais e legumes: cenoura desfiada, beterraba;

Dessa forma, você faz uma viagem tranquila, sem nenhum problema! Além disso, mesmo que dê uma fominha ou uma gulodice para experimentar ou comer algo de algum restaurante, vá com calma. Veja se o restaurante é limpo, se está higienizado. Cuidado com a possibilidade de intoxicação alimentar!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.