Melhor horário para praticar exercícios físicos

Confira dicas que te ajudará a escolher o melhor horário para praticar seus exercícios físicos com prazer e determinação.

O horário para se exercitar tem influência direta no desempenho dos seus exercícios e na disposição para fazê-los com mais frequência.

Isso vai de acordo com o relógio biológico de cada pessoa, ele é afetado boa parte das vezes pelos hábitos e as tarefas diárias de cada pessoa, e dependendo do nível de cansaço, a atividade física pode não ter os resultados esperados. Logo, escolher o melhor horário para se exercitar é muito importante.

E não é difícil descobrir o tempo para malhar que se encaixa ao seu perfil, vamos lá? Descubra qual é o melhor horário para se exercitar e deixe o seu espacinho na agenda para se mexer!

Exercitar-se pela manhã

Parte dos profissionais da área de esportes defendem o treino e a prática de exercícios físicos pela manhã, pois dá mais disposição para o resto do dia, libera hormônios de bem-estar, dando uma sensação mais relaxante.

Porém é preciso tomar cuidado com a alimentação, não se deve sair de manhã para fazer exercícios físicos sem ter se alimentado bem no dia anterior e um café da manhã reforçado.

Após a refeição é importante esperar um pouco para praticar atividades físicas, para não sentir mal-estar ou algo do tipo, por conta do estômago cheio.

Melhor horário para praticar exercícios

Essa opção pode ser boa para quem adora o dia, dorme cedo e não tem dificuldades de levantar. Fazer uma corrida, antes do trabalho, pode ser interessante tanto para a saúde quanto para ficar de bem com a vida, no decorrer do dia.

Exercitar-se a tarde

Malhar durante a tarde tem uma ótima vantagem: provavelmente, você estará mais alimentado, e o riso de hipoglicemia e tonturas será menor, logo o treino poderá ser bem proveitoso.

Segundo estudos, praticar atividades físicas durante a tarde é benéfico, por conta de fatores de força, resistência física, reação e capacidade aeróbica serem melhores, na parte da tarde até o comecinho da noite, mais ou menos entre as 15h e 19h.

Isso acontece por que tanto a temperatura do corpo, quanto os níveis de hormônio tendem a ficar maiores à tarde, tornando a musculatura mais flexível e facilitando a produção de mais testosterona que auxilia a construir os músculos, porém esses efeitos podem ser pequenos, caso a pessoa não esteja apta a se exercitar a tarde, isso é uma questão de relógio biológico.

Exercitar-se a noite

Para quem não tem tempo, a melhor opção de malhar é a noite. Pode ser interessante ainda para quem tem problemas com insônia por conta da atividade física poder proporcionar relaxamento.

É possível ainda, dar a sensação de agitação pelas endorfinas, mas para evitar isso, quando terminar os exercícios faça um bom aquecimento e alongamento, pelo menos 10 minutos, isso ajudará a relaxar.

Há pessoas que tem o relógio biológico mais notívago e por conta disso o treino também pode ser mais produtivo, mas independente do motivo que leve você a malhar a noite, o corpo tende a ficar mais cansado por conta do esforço físico no trabalho, então não precisa fazer um treino longo, em torno de 50min será o suficiente.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.