Frutas para comer no café da manhã

Frutas ideais para comer no café da manhã. O café da manhã serve para controlar a fome nas refeições seguintes.

Já ouviu aquele ditado que você deve tomar café da manhã como um rei? Isso porque essa é a refeição principal do dia, é a hora em que organismo receberá nutrientes para se fortalecer ao longo do dia. Mesmo que muitos brasileiros se sentem satisfeitos com um pão na chapa e um café, a ingestão de frutas no café da manhã é determinante para você ter uma saúde melhor e um organismo mais forte. Além disso, as frutas são compostas por vitaminas que atuam no sistema imune e melhoram o funcionamento de nossos órgãos. As frutas também possuem fibras que deixam o sistema digestivo mais leve.

Muita gente vai dizer que o café da manhã é sempre uma refeição que não dá tempo de desfrutar porque sempre estão com pressa ou com sono ou até mesmo tem um organismo preguiçoso que não aceita muito bem tanta ingestão de comida logo pela manhã. Mas isso não pode ser desculpa para cuidar da saúde. Independente do sono e da indisposição, vale a pena separar algumas frutas para levar no caminho, pelo menos.

Sabia que se você não fazer um café da manhã decente, você tem a chance de ganhar peso? O motivo é simples: o corpo fica deficiente de nutrientes que são responsáveis pelo gasto energético do corpo.

Assim, o café da manhã serve para controlar a fome nas refeições seguintes, para você não exagerar no acúmulo de nutrientes. As frutas servem para dar energia ao corpo, melhorar o humor e a disposição, diminuindo o cansaço e sonolência. Esse tipo de alimento pode ser consumido sempre que sentir fome e não há restrição alguma para ingeri-lo no café da manhã, pelo contrário, a única restrição é misturá-lo com algum doce.

Por que comer frutas?

As frutas contêm água, vitaminas, minerais e muitas fibras, então em vez de comer barrinhas de cereais durante o dia, prefira levar alguma fruta ou tomar suco natural (sem açúcar, obviamente) para recarregar as energias.

Frutas para o café da manhã

As melhores frutas para comer no café da manhã são:

Abacaxi: além de ser uma ótima fruta para aumentar a saciedade, o abacaxi é rico em fibras, melhorando o trabalho do organismo na digestão.

Abacate: muitas pessoas têm receio em consumir o abacate logo pela manhã, entretanto, o abacate regula o intestino e é composto por gorduras consideradas boas para o organismo. O problema é que muita gente mistura com açúcar, ao fazer suco, por exemplo. O ideal é comê-lo puro.

Limão: se você é uma pessoa doceira, o limão pode ajudá-lo a regular o apetite de doces e guloseimas. Não só isso, o limão tem ação antioxidante, capaz de limpar o organismo de toxinas e impurezas.

Maçã: a maçã é uma das frutas que mais possuem fibras, ajudando diretamente no regulamento do sistema digestivo e no apetite, aumentando a saciedade após ingeri-la. Tanto o suco quanto a fruta são ótimos componentes para um café da manhã reforçado e saudável.

Outras 10 frutas para o café da manhã: mamão, melancia, goiaba, laranja, pinha, acerola, ameixa, caju, banana e manga.

As frutas devem fazer parte do seu café da manhã, então comece amanhã mesmo e forneça mais energia para o seu corpo.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.