Dieta para controlar a diabetes

Confira como fazer uma dieta para controlar a diabetes, e os alimentos ideais para quem tem este problema.

Receita eficaz para controlar diabetes!

Neste artigo do site Manual de Saúde você encontrará dicas de alimentos para uma dieta para controlar a diabetes, uma doença grave, pois é considerada crônica multifatorial, cujo tratamento depende da conjugação de três fatores associados: alimentação, atividade física e medicação.

Não podemos deixar de afirmar que uma dieta para controlar diabetes deve ser acompanhada por um profissional da saúde que indicará um tratamento adequado, aliado à prática de atividades físicas para se controlar os níveis de açúcar no sangue.

Obviamente um alimento sozinho não faz milagre, mas podemos tentar equilibrar alguns itens em nossa alimentação a fim de obter sucesso na dieta.

Uma dieta recomendada para controlar diabetes é aquela rica em fibras e controle de carboidratos, já que é sabido que pessoas que têm esta doença costumam consumir doces e têm uma má alimentação.

Desta maneira, há de se ter a consciência que a dieta requer o consumo de hortícolas, frutos, cereais de grão inteiro e leguminosas, todos ricos em hidratos de carbono, fibra alimentar, vitaminas, minerais, antioxidantes, entre outras substâncias.

A diabetes costuma estar associada à obesidade, então, os açúcares devem ser sanados da dieta, pois colaboram para que a glicemia (taxa de açúcar no sangue) se eleve, por isso a procura por chocolates e doces diets que ajudam a não elevar esta taxa.

Alimentos para uma dieta para controlar a diabetes

Pata de vaca (planta medicinal): trata-se de uma planta que contém uma proteína que atua de forma semelhante à insulina no organismo. Dica: ferva duas folhas e deixe descansar por pelo menos dez minutos, beba o chá pelo menos 3 vezes ao dia durante as refeições.

Maracujá (casca): excelente para reduzir a absorção de glicose no sangue, o pó da casca do maracujá é rico em pectina, uma fibra excelente para controle desta doença. Dica: bata a casca no liquidificador junto à fruta, desta maneira você aproveitará a fibra contida na casca.

Vegetais de folha verde escura: rúcula, espinafre e couve, por exemplo, são fontes de vitamina A.

Vegetais ideais à dieta para controlar diabetes

Quixaba (planta medicinal): considerada uma planta energizante, mas que também auxilia no controle de açúcar no sangue. Dica: Cozinhe as folhas por cerca de 15 minutos, deixe repousar a efusão por mais 10 minutos e depois coe e tome de 2 a 3 vezes ao dia.

Chá de erva mate: reduz os lipídios (gordura no sangue), níveis de glicose, hemoglobina e colesterol LDL, combinado com uma alimentação correta.

Óleo de coco: ajuda a regular o açúcar no sangue, pois pessoas com diabetes são resistentes à insulina.

Amoras: a sua polpa, suco, casca e as sementes em pó devem ser regularmente consumidas.

Nabos: também diminuem a quantidade de açúcar no sangue. Podem ser consumidos em forma de salada ou recheio.

Lista de alimentos para diabéticos, divulgada pela Associação Americana de Diabetes.

Batata doce: possui baixo índico glicêmico, contém vitamina A e fibras solúveis.

Canela: estudos comprovam que a canela combate o diabetes, e o consumo diário de 1 colher de chá pode reduzir a taxa de glicose no sangue em até 26%.

Feijão: é rico em fibras e proteínas.

Frutas cítricas: abacaxi, acerola, laranja, limão, tangerina, kiwi, lima, morango e uva, são alguns exemplos, pois contêm vitamina C e fibras. Observação: pessoas com inflamação no esôfago ou azia devem evitar estas frutas.

Gorduras saudáveis: amêndoas, amendoim, nozes, sementes de linhaça, castanhas, óleo de coco, abacate e azeite são alguns exemplos, são fontes de ômega 3. São alimentos calóricos, porém pequenas quantidades já são suficientes para absorver os nutrientes necessários.

Leite desnatado e laticínios sem gordura (magros):  são fonte de cálcio e vitamina D. O queijo quanto mais branco menos gordura tem, já o queijo amarelado, como por exemplo o queijo cheddar, quanto mais amarelo mais gordura ele possui.

Peixes: tilápia, atum e salmão são algumas opções de fontes de ômega 3 e ácidos graxos. Evite consumi-los fritos ou empanados, e dê preferência para o grelhado.

Tomate: é rico em vitamina C e E, licopeno, ferro e ainda é um forte antioxidante.

Grãos integrais, como a aveia: são ricos em potássio e fibras.

Agora você já conhece alimentos ideais à dieta para controlar a diabetes, monte seu cardápio, siga-o e tenha boas condições de saúde, claro, com muita disciplina.

Lembre-se do que falamos acima. É importante sempre contar com a ajuda de profissionais qualificados para fazer o acompanhamento e o controle da diabetes, e diga a eles a sua intenção de adotar a dieta.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.