Dicas para viver sorrindo

Dicas de como viver sorrindo, vencendo o estresse, a ansiedade, e esbanjando felicidade mesmo tendo uma rotina desgastante.

Nós temos uma leve noção do quanto é difícil acordar todos os dias para completar a rotina, seja indo trabalhar, estudar, cuidar dos filhos, da casa, da família. Nem sempre estamos dispostos a colocar um sorriso no rosto para mascarar a nossa insônia ou a nossa rebeldia interna. Às vezes, é impossível ser feliz com tantas tarefas a serem executadas ao mesmo tempo. Mas, aí que está: o que seria a felicidade?

Vocês já devem ter ouvido falar da expressão: gentileza gera gentileza, ou, trate os outros da forma como gostaria de ser tratado. São expressões clichês que realmente têm um fundo de verdade quando são feitas no dia a dia. Entretanto, está cada vez mais preocupante o fato das pessoas não sorrirem mais ou não estarem felizes com o rumo que a vida tomou.

Os motivos podem ser vários: desmotivação profissional e pessoal, autoestima, ansiedade, estresse. São tantos que não damos conta de citá-los todos aqui. Só que, a partir do momento em que você se concentra em si próprio e começa a pensar no que pode ser feito para mudar a situação real, as coisas boas podem aparecer.

Mas, se você está tendo dificuldade em sorrir, em ver o lado bom da vida, esse texto é especialmente para você. Então, continue lendo e não se decepcione!

Como viver sorrindo

Em primeiro lugar é necessário rever alguns conceitos e aprender algumas curiosidades sobre o sorriso. Você sabia que o sorriso contagia? Isso quer dizer que, quando alguém sorri para você, é possível que você também queira sorrir e vice-versa. Logo, independentemente do seu mau humor ou estresse, o sorriso pode, literalmente, melhorar o seu dia.

Além disso, já foram realizadas pesquisas em que constataram que, mesmo que esteja passando por uma situação ruim, complicada ou delicada, o simples fato de fazer o esforço de sorrir, pode mudar o vento a seu favor. Ou seja, o seu inconsciente acredita que logo a situação irá melhorar, trazendo mais otimismo para a sua vida.

Veja a seguir alguns passos para sorrir mais:

Dicas para viver sorrindo

Aceite

Aceite que a vida é uma só e que não devemos perder tempo com o estresse do dia a dia e com desentendimentos corriqueiros. Aceite que as coisas nunca serão totalmente do jeito que sempre pretendemos. Aceite que você não tem controle nenhum com o destino. Aceite que as coisas são assim, e pronto.

E, principalmente, aceite você. Aceite seu corpo. Aceite sua personalidade. Aceite quem você é de corpo e alma!

Quando você respirar fundo, limpar a mente e aceitar, o sorriso será muito mais leve e espontâneo.

Organize

Do que adianta reclamar ou acordar com o pé esquerdo se você não faz nada para mudar? Por isso, organize a sua vida. Estabeleça metas de curto e longo prazo e cumpra-as. Faça essa lista de forma realista, de modo que a frustração não chegue perto de você. Organize seus compromissos e suba um degrau de cada vez.

Dessa forma, não terá motivos para não sorrir.

Converse

Um dos principais motivos para as pessoas não sorrirem é que elas tendem a guardar mágoa, rancor, raiva, ciúmes, chateação. Se não está satisfeito ou se aconteceu algo, coloque para fora. Converse com pessoas que você sente confiança em se abrir, seja com parentes, amigos ou até mesmo psicólogos. Não se sinta sozinho, porque, acredite, você não está.

E mesmo que seja uma pessoa tímida, escreva em um diário. O importante é colocar para fora o que está passando em sua mente, nem que seja um exercício mental escrito. Descubra os principais motivos do seu estresse, o que te irrita, e como você pode melhorar, aprimorar suas ações!

Se você não tiver medo de demonstrar o que sente, e se esforçar para que o dia seja incrível todos os dias, sorrir será uma tarefa muito, mas muito fácil!

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.