Dicas para evitar o AVC

Dicas de como evitar um Acidente Vascular Cerebral, AVC. Ele pode ser isquêmico ou hemorrágico, tome cuidado.

O AVC - Acidente Vascular Cerebral, é uma enfermidade que pode acometer qualquer um de nós, principalmente se não cuidarmos da nossa saúde e da nossa alimentação corretamente.

O derrame, como é popularmente chamado o AVC, pode trazer sérias consequências para o seu dia a dia e ao modo que você vive a vida, podendo perder a fala e até movimentos do corpo.

O objetivo do artigo de hoje é ensinar algumas dicas para evitar o AVC para que você tenha uma vida mais saudável. Mas, você sabia que há dois tipos de derrames? O isquêmico e o hemorrágico? Vejamos:

O isquêmico consiste n uma obstrução de um vaso sanguíneo na região cerebral, onde não está recebendo sangue.

O hemorrágico, também muito gravíssimo, é quando um vaso sanguíneo do cérebro se rompe, provocando a hemorragia na região. Por isso que, a fim de evitar quaisquer sequelas ou então a morte, é preciso ir ao hospital ou chamar uma ambulância imediatamente.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já revelou que mais de 5 milhões de pessoas, por ano, são mortas por esse acidente. Uma das principais causas é a mudança de hábito da população jovem principalmente, porque o mundo de hoje está tão competitivo, que os níveis de estresse e ansiedade são muito grandes, provocando a obesidade e a pressão alta.

Dicas para evitar o AVC

Para você ter ainda mais noção do perigo dessa condição, o derrame mata mais brasileiros do que o próprio infarto do coração. Entre muitas causas, o AVC pode ocorrer em pessoas diabéticas, obesas, que têm índices de colesterol elevadíssimos, que fuma e bebe excessivamente, alimentação inadequada, uso errado de remédios e o estresse.

Como evitar um AVC (Acidente Vascular Cerebral)

Tem como evitar o AVC? Tem. O que você deve entender é que é necessário mudar completamente os hábitos alimentares e de vida para você ter muitos anos de vida saudáveis. Confira as dicas aqui embaixo:

Alimentação: a primeira forma de evitar o derrame é começar a eliminar os alimentos que te fazem mal quando consumidos em excesso, que é o caso do sal, do açúcar e da gordura. Assim, você deve incluir na sua dieta diariamente mais frutas, vegetais e legumes, diminuindo também o consumo de carne vermelha, preferindo frango e peixe, e de alimentos industrializados também.

Até mesmo a gema do ovo deve ser erradicada ou ingerida raramente. Inclusive, para quem sofre de obesidade ou tem dificuldade em controlar o peso, deve fazer uma dieta drástica rapidamente, mas sempre se alimentando bem e não passando fome.

Aliás, se você já tem histórico de doenças cardíacas, todo cuidado é pouco. Por isso, a alimentação é o primeiro passo.

Bebida alcoólica e cigarro: para evitar o AVC, tanto o fumo quanto a bebida alcoólica em excesso devem ser eliminados do seu dia a dia.

Atividade física: contra a maioria dos malefícios que podemos ser acometidos, a prática regular de exercícios físicos pode ajudar a nossa condição de saúde, melhorando-a consideravelmente. Então, se exercite!

Que tal começar hoje mesmo uma nova vida, para poder viver feliz e intensamente? O AVC é coisa séria.

Aviso
O Site Manual de Saúde tem caráter meramente informativo. Diante de qualquer problema, não faça nenhum diagnóstico ou automedicação com base nas informações lidas aqui. Informe-se e procure um médico de sua confiança.